sábado, 30 de outubro de 2010

Aposta.

Um voto é uma aposta.
Amanhã vamos para as urnas votar para escolher o Presidente do Brasil. Meu voto é para Dilma, candidata do PT.
Voto 13 apostando que o projeto político do PT é o melhor para o Brasil.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mau exemplo.

Hoje sexta feira , final de tarde de verão, sai para andar de bicicleta.
A cidade de Vitória tem poucas ciclovias. Numa dessas poucas existentes me deparo com a seguinte cena: uma mãe, uma avó e uma a outra mulher, que deve ser tia , calmamente passeando com um bebê em uma andador. Elas ocupavam, despreocupadamente, toda a pista da ciclovia.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Luto

Hoje morreu o ex-presidente Argentino Néstor Kirchner e recebi de minha amiga Marisa, que é professora na Universidade Popular das Mães da Praça de Maio, a mensagem de condolências que transcrevo a seguir:

"UNIVERSIDAD POPULAR MADRES DE PLAZA DE MAYO
2000 – 6 de abril – 2010
Diez Años de Lucha y resistencia

"Proceda", ordenó el Presidente el 24 de marzo de 2004, y con los rostros de los asesinos, cayó al subsuelo de la historia una etapa de horror dictatorial largamente prolongada en la posdictadura.
"Son asesinos que todo el pueblo repudia", dijo unas horas más tarde, frente a la ESMA recién expropiada.
"Somos hijos de las Madres" declaró poco tiempo después en el pleno de la ONU, inaugurando un gesto de merecida veneración política hacia las luchadoras, que lo escucharon conmovidas.

El ex Presidente Néstor Kirchner cambió la historia de impunidad y vergüenza de la democracia y abrió la posibilidad institucional de otra relación de fuerzas materiales y simbólicas para el pueblo argentino frente a sus enemigos de clase y de siempre.
Desde la Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo expresamos nuestra congoja por su fallecimiento, acompañamos a la Presidenta Cristina Fernández por esta pérdida personal y política conmocionante y nos comprometemos a aportar nuestra dedicación académica y militante para el triunfo de los proyectos de igualdad, justicia, soberanía y u nidad latinoamericana iniciados por Néstor Kirchner y profundizados por Cristina Fernández.
¡Hasta la victoria siempre!

Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 27 de octubre de 2010
Inés VázquezRectora"
Ter tido um presidente que mudou a história de impunidade e vergonha da democracia de seu país, inaugurando a possiblidade institucional de outras relações de forças materiais e simbólicas para sua nação, como dizem na notas as Mães da Praça de Maio, não é pouca coisa, não acham?
PS: Gosto do verde por ser a cor da esperança.

Pais e filhos

Tenho frequentado uma academia de ginástica que a Prefeitura de Vitória instalou na Praça dos Desejos. São aparelhos muito interessantes que simulam movimentos como andar a cavalo, esquiar, patinar, remar, dentre outros. Esses aparelhos devem ser usados por adultos, preferencialmente, pelos os maiores de sessenta anos.
Mesmo tendo um parque infantil ao lado dessa praça pais e mães vão passear por lá com crianças pequenas. Elas sentam nos aparelhos, atrapalhando os que querem usá-los.
Outro dia um senhor pediu a uma mãe que retirasse seu filho, que devia ter, no máximo, três anos, de um aparelho para que ele pudesse usar.
A mulher falou com a criança que fingiu não ouvir. A mãe então solicitou ajuda a um outro senhor pedindo para que ele tirasse seu filho do aparelho, pois ela não conseguia fazer isso porque ele "era muito forte."
"Eu não", respondeu o senhor. "Onde está o pai dele?", retrucou em seguida.
O pai estava por perto em um quiosque e lá permanenceu.
Tenho assistido a cenas como essa quase todos os dias no meu bairro.
Será que os pais estão com preguiça de educar seus filhos? Ou falta amor em relação a eles? Educar dá um trabalhão e é um ato de amor.
Cenas como essa são para mim um mau sinal. Se essas crianças ainda tão pequenos assustam suas mães, imaginem quando crescerem! Provavelmente assustarão outros membros da comunidade na qual estão inseridos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

E agora José?

E agora José?, a farsa acabou!
Tudo indica, pelas investigações da Polícia Federal que foi o Aécio, o Neves, do PSDB, correlegionário de outro José, o Serra, quem está por trás da quebra de sigilo fiscal de Serra e de seu grupo.
Será que a mídia vai divulgar esse fato da mesma forma que vinha fazendo até então?
Essa informação deve ter feito com que uma bolinha de papel tivesse caído com a força de um tijolaço na cabeça de Serra. Só assim posso entender toda a cena que foi feita por ele.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Manisfesto dos intelectuais à Nação Brasileira

Transcrevo abaixo o manisfesto dos intelectuais pró-Dilma.
À NAÇÃO
Em uma democracia nenhum poder é soberano.
Soberano é o povo.
É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.
Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.
Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.
O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos programas sociais.
Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma sociedade de favores e prebendas.
O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova direção”.
Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão. A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.
É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa. Os meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade sem nenhuma restrição por parte do Governo. Mesmo quando acusaram sem provas.
Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de resposta. Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do próprio Presidente da República.
A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos. Sua inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante. O Brasil passou por uma grande transformação.
Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da vulnerabilidade externa. E – o que é mais importante – fez tudo isso com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.
Ninguém nos afastará desse caminho. Viva o povo brasileiro.
Leonardo Boff
Chico Buarque
Maria Conceição Tavares
Oscar Niemeyer
Marilena Chaui (e tantos outros e outras,...)

Sina.

Era meiga e boa. Tão boa e tão meiga que nunca dizia não. Algumas vezes bem que desejou não atender a demanda do outro. Fazer o quê?! Não conseguia, era mais forte do que ela. Fora criada para dizer sim senhor. Era assim, desse lugar submisso, que se sentia amada.
Não sei se sonhava em ganhar o céu nem se acreditava em Deus. Só sei que algumas vezes era tão boa que sua voz quase sumia. Parecia se consumir nessa bondade toda, ou tola? Nessas horas ela parecia uma sombra. Sombra do outro. De tão boa ela não se permitia nada. Nem mesmo a própria sombra.

Ainda sobre eleições: assustador!

Hoje, no estacionamento do supermercado Perin de Jardim da Penha ( Vitória ES), um carro praticamente todo plastificado. Cheio de adesivos pró Serra. Chamou minha atenção um adesivo que dizia que "Vitória era limpa e pura nos tempos da ditadura."

Ainda sobre eleições: desconfiança

Ando desconfiando de algumas pessoas que conheço que diziam terem votado na Marina em protesto contra o governo do PT.
Algumas dessas pessoas hoje estão tão convictas no voto para Serra, que desconfio que o voto em Marina serviu apenas para elas perderem a vergonha de votar no Serra no segundo turno.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Declaração de voto


De novo irei votar na Dilma para Presidente.

O governo do presidente Lula melhorou a vida de milhares de brasileiros pobres. Enfrentar a desigualdade social criando políticas de governo que efetivamente fazem a diferença na vida,no dia a dia da população pobre, colocando comida na mesa para toda essa gente é sem dúvida um grande mérito desse governo.

Lula, entretanto, nunca vai deixar de ser para a elite conservadora brasileira um operário ousado e iletrado. Ele não nasceu na elite e pensa o poder como um retirante.

Não defendo nem sou a favor de nenhum tipo de corrupção. Não podemos ser ingênuos a ponto de atribuirmos ao governo do PT toda a responsabilidade pela prática política safada e corrupta que vigora em nosso país desde o seu descobrimento.

Na era FHC não foi diferente. Só que Lula tem que pagar o preço por ter ousado não se submeter totalmente aos eternos mandatários de nossa capitania brasileira e a política externa dos USA e de seus representantes.

Não é pelo fato de Dilma ser mulher que irei votar nela. Mulheres temos até aquelas que substituem o marido cassado pelo ficha limpa. Voto na Dilma por suas propostas políticas. Ela irá dar continuidade aos projetos desse governo que entendo serem melhores para nosso país.