terça-feira, 19 de março de 2013

Dos filmes que eu vi: Procurando Sugar Man

Por sugestão de Geraldo, amigo dos tempos de Cachoeiro, assisti ao filme-documentário Procurando Sugar Man (1912).
A narrativa conta a história de um cantor conhecido como Rodriguez, descendente de mexicanos, que na década de setenta, compunha e se apresentava em bares na cidade de Detroit- EUA.
Rodriguez era um cantor de folk, que compunha e cantava músicas de prostesto. Ele lançou dois discos que não fizeram sucesso no Estados Unidos. Ficou esquecido por lá e desconhecido para o restante do  mundo. 
Seus dois discos foram parar na África do Sul. Lá Rodriguez se tornou um ídolo da música pop e  sua música inspirou grupos  na luta  contra o aparteid, contra a liberdade de expressão e influenciou diferentes gerações daquele país.    
Todavia seus fãs nada sabiam dele. Nem sequer se ele estava vivo ou morto. Frente a esse vazio  foram inventadas várias biografias para esse sujeito. 
Até que nos anos noventa, um grupo de fãs resolve ir atrás de seu paradeiro. O que se descobre a seguir é incrível e surpreendente.
Esssa história é incrível e vale a pena ser vista.
As músicas são lindas e a história é incrível e nos convidam a pensar.
Valeu Geraldo!


Bem vindo Francisco!

Sua religião era católica. Ainda que não fosse praticante acompanhava de longe os movimentos da igreja. Muito de longe deve-se dizer. Mesmo assim ficou feliz com a renúncia do papa alemão e com a escolha do papa Argentino. 
Para além das gozações e da rivalidade que existe entre brasileiros e argentinos tem gostado desse novo papa. Desde a escolha do nome Francisco já simpatizou com aquele que  nem sabia quem era. 
Tem gostado bastante do modo de ser desse novo Bispo de Roma. Do modo como se dirigiu a multidão ao ser escolhido,  seu rosto sorridente, sua simplicidade, seu jeito de falar, sua opção por uma traje mais simples. Aposta que todas essas coisas prenunciam um tempo de esperança para a igreja,  seus fiéis e para todas as pessoas de boa vontade, que é no grupo em que ela se inclui. Ainda que tenha bastante má vontade para algumas coisas, tem boa vontade frente a vida e as apostas por um mundo mais justo e menos desigual.


 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Tem ou não tem?

Se você entrar em um estabelecimento comercial Em Arraial D'Ajuda-Ba-, procurando uma mercadoria e, não a encontrando, se dirigir  para um atendente baiano perguntando se tem tal produto,  corre o risco de obter como resposta:
"tem, mas acabou.!!" 

Lógica baiana?

Essa quase matou o Roberto de tanto rir. Rindo ele sentenciou que teria que ir para o blog.
Passeando na rua Mucugê vimos uma vendedora chegar e oferecer um produto à dona de um quiosque de bijuteria.
A eminente compradora perguntou qual era a previsão para a entrega da mercadoria e obteve como resposta:
" A previsão é que às vezes chega e às vezes não chega em 15 dias"