quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Finados

Hoje  é dia de finados e desse dia tenho boas lembranças infantis.
Em Cachoeiro de Itapemirim (ES) morávamos na Rua Dom Fernando, 14. 
No fim de nossa rua tem a Igreja Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Matriz Velha. Em frente a essa igreja tem um largo e, já com outro nome, se inicia uma rua que vai dar no cemitério da cidade. 
Era por nossa rua que passava grande parte das pessoas que íam visitar seus mortos naquele dia. Isso fazia que com que o dia de finados, aos meus olhos infantis, parecesse era uma festa! O barulho de pessoas passando, conversas , risos,  vendedores de flores e velas. Barulhos e cheiros se misturavam na rua e eu ali querendo participar daquilo tudo. Era muita vida a visitar os mortos. 
Eu e algumas amigas bolamos uma forma de participarmos daquela festa.
Fizemos uma banquinha, não me lembro como, e vendíamos Qsuco e revistinhas, já lidas, para os que passavam. E claro que como era "coisa de criança" tínhamos sempre fregueses! Assim que acabava nosso estoque dividiamos o dinheiro das vendas e partíamos para a tarefa mais importante do dia.
Ao entardecer, antes de fechar o cemitério, íamos em bando para lá. Chegando lá nos  dividíamos  por setores   para realizarmos a seguinte tarefa: ver as sepulturas que tinham recebido visitas e flores e as que não tinham recebido nada e fazíamos uma redistribuição de velas e flores. Era um tal de correr para lá e para cá. Ao terminarmos nossa tarefa todas as sepulturas tinham flores e velas. Os defuntos podiam dormir sossegados  e nós também! 

4 comentários:

  1. Angela,

    Que legal....Acho iniciava aí a sua solidariedade..... rsrsrsrsrsrs Queria ter sido sua vizinha na infãncia! Que bom conhcê-la aos 17 anos...rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    Voltei no passado e as lembranças foram maravilhosas,da nossa casa e de todos que fizeram parte de nossa vida na rua Dom Fernando.
    Bjs,
    Maria Amália

    ResponderExcluir
  3. Eu também viajo no tempo. Foi muito bom.Como esquecer da casa da rua Dom Fernando? E de
    outras casa do bairro que fizeram parte da nossa infância e adolescência. Saudade boa!!
    Bjão
    Maria

    ResponderExcluir