sábado, 23 de janeiro de 2010

Dos filmes que eu vi: Ensinando a Viver

Ensinando a Viver é a história de David e de Dennis que, em algum lugar, vão construir uma familia.
David, que é viúvo e escritor famoso, tinha o plano com sua mulher, que era filha adotiva, de adotar uma criança.
Dois anos após a morte da mulher ele decide fazer essa adoção.
Ele escreve livros de ficção científica e diz em uma entrevista "que a fantasia é o recurso que temos para lidar com problemas que são maiores do que nós."
A criança que lhe é oferecida para adoção é Dennis, um menino diferente e bastante esquisito. Para lidar com o fato de ter sido abandonado por seus pais Dennis criou a fantasia que é um marciano e que tem uma missão na terra. Ele passa então a viver essa fantasia. Ele vive totalmente isolado das outras crianças da casa onde mora e passa o dia dentro de uma caixa de papelão com uma Polaroid.
David, a princípio, recusa a possibilidade de adotar essa criança. Porém sua curiosidade a respeito do menino faz com que ele passe a observá-lo.
A possibilidade de adotar uma criança faz com que ele comece a se interrogar sobre a paternidade: há tempo certo para ser pai? Existe alguma garantia antecipada de que ele será um bom pai? Existe alguém que esteja pronto para a paternidade ou para a maternidade?
Sua irmã, Liz, que tem dois filhos, tenta lhe desencorajar apontando os riscos dele adotar um garoto tão diferente. Ela lhe diz, dentre outras coisas, como os filhos sugam os pais.
O que motiva David a querer adotar uma criança é seu desejo de fazer algo significativo como amar alguém.
Ele passa algum tempo indo a casa para observar e se aproximar de Dennis.
Sophie, a cuidadora da casa onde Dennis mora com outras crianças abandonadas, lhe diz que ele não está na vitrine.
David se coloca como desejoso de adotar Dennis e passa por uma entrevista com "especialistas" que querem saber o motivo pelo qual ele quer adotar um menino que é tão estranho.
Após a entrevista ele fica ansioso aguardando a resposta, que é positiva.
David ganha a guarda provisória do menino que é bastante estranho no convívio cotidiano. Este não abre mão de sua fantasia e age como se não fosse humano. E começa uma difícil fase de adaptação a nova vida em casa. Eles ficam por um bom tempo um observando o outro.
David vai introduzindo o menino em sua vida social. E o ensina jogar baseibol.
O garoto age como sendo dotado de super poderes e faz pedidos marcianos. E transfere esse super poder para David que poderá fazer um pedido. Os pedidos marcianos são limitados, Dennis esclarece. Existe no menino um limite marcado.
David tem uma amiga otimista, Harlee, que era amiga de sua esposa, que lhe ajuda acolher Dennis. Tanto David como Harlee se sentiam diferentes das outras crianças na infância.
Dennis passa por várias escolas que não o aceitam pois ele rouba e é bem estranho. Fica totalmente isolado e não se comunica com as outras crianças.
No primeiro natal que eles vão passar na casa de Liz ela sugere a David que devolva Dennis. Ele indignado pega o menino e vai embora, dizendo que não se devolve uma criança como uma mercadoria estragada!!
Na tentativa de ser amado por Dennis, David tem dificuldade de agir como um pai dando amor e colocando limites para ele, que rouba também em casa. Por esse motivo Dennis será avaliado novamente pela equipe de especialistas.
Dennis percebe que pode ser retirado de David e se comporta respondendo as perguntas que lhe são feitas de maneira satisfatória.
Para abrir mão de sua fantasia de ser um marciano Dennis precisa da garantia do amor incondicional de seu novo pai que é David. Ele precisa da certeza de que será amado por David mesmo sendo um marciano. Por isso ele apronta todas: rouba na escola e em casa, só come cereal, fica de cabeça para baixo,....Ele precisa da certeza que David não irá desaparecer como seus pais biológicos fizeram.
Por ter roubado a carteira de motorista de David, Dennis percebe que o desagradou. Por medo de ser devolvido e de perder seu amor Dennis foge de casa.
David o encontra e diz que nunca, nunca vai abandoná-lo. Dennis então lhe pergunta por que os pais desaparecem. Ele quer saber por que os pais abandonam seus filhos.
Devagar Dennis vai aprendendo a nunca, nunca, desistir do seu desejo. E David vai aprendendo a maldição de ser pai que é o fato de se preocupar com o filho o tempo todo.
É um execelente filme que trata de questões fundamentais e sempre não respondidas. Dentre essas questões destaco: a interrogação a respeito do que é ser um pai ou um genitor; o que leva os pais a abandonarem seus filhos e a questão da diferença.
Esse filme nos mostra ainda que, em um processo de adoção, os pais teem que aprender a amar seu filho adotivo da forma que ele é. E que a criança também tem que adotar seus novos pais. E nos mostra ainda que, em casos de adoção, a criança não é um objeto que pode ser devolvido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário