terça-feira, 20 de outubro de 2009

Guacamole

Dentre as receitas testadas e aprovadas por minha família está uma receita que comecei a degustar e a gostar recentemente, que é a receita de guacamole.
Na verdade conheci essa receita em 73/74 quando estudei por um ano em Loves Park, Illinois , USA, como AFS, época em que vivi na casa da família Marshall, onde conheci a comida natural e seus benefícios, assim como o americam way of life.
O interessante de ter participado do intercâmbio foi o contato com estudantes de diferentes continentes e culturas, além do aprendizado da língua, é claro!
Quem me salvou naquela época do absoluto deslumbramento com o desenvolvimento tecnológico americano e do consequente aculturamento que testemunhei entre muitos estudantes estrangeiros foi o Pe José Costa. A esse amigo devo muito de minha formação política. Sabendo que eu iria viajar ele brincava comigo e fingia me dar uma vacina no antebraço. Era uma vacina anti americana, como ele dizia. Não é que a vacina pegou mesmo?
Pensem no impacto que era para cada estudante com idade variando entre 17 a 18 anos sair de seus países de origem e conhecer a promissora América do Norte. Isso na década de 70, em plena ditadura militar no Brasil, tempo da guerra fria, época em que o estilo de vida americano, assim como a dominação política e econômica dos Estados Unidos, estavam se consolidando no mundo.
Testemunhei a transformação e o aculturamento de muitos amigos com quem convivi durante aquele período de intercâmbio, que culminava muita vezes em conflito ao terem de retornar para os seus países de origem.
Com a família que me hospedou conheci a comida nutricional e aprendi a gostar de arroz integral, de tacos e de outras comidas mexicanas.
O guacamole vai muito bem com pão, torradas, além de ser um alimento funcional, tão em voga hoje em dia.
A melhor receita de guacamole que comemos aqui em casa é da coleção Cozinha País a País, publicado pelo jornal Folha de São Paulo.
Essa receita dá para até seis pessoas.
Ingredientes.
- dois abacates grandes e maduros,
- 1/4 de cebola média,
- 1 pimenta verde,
- 1 tomate médio,
- 1 limão verde,
- 2 raminhos de coentro
- sal a gosto
Modo de fazer
Corte a cebola, o coentro e a pimenta bem fininhos.
Tire a casca e as sementes do tomate e pique a polpa bem pequena e fina.
Amasse bem o abacate e acrescente todos os ingredientes acima.
Regue com um pouco de limão.
Acrescente o sal.
Misture bem e sirva imediatamente.
Se sobrar guarde na geladeira e consuma até o dia seguinte.
Aqui em casa, normalmente, fazemos essa receita com um abacate grande, pois ela rende bastante.
Convide um amigo. Coloque uma boa música, sirva esse lanchinho rápido e coloquem a conversa em dia.
Depois me informe se fez ou não fez sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário