domingo, 5 de dezembro de 2010

Tão perto e tão longe

Esse ano Roberto e eu viajamos por duas vezes para as comunidades pomeranas do interior do Estado do ES. Fomos primeiro para o Alto do Rio Possmoser, município de Santa Maria de Jetibá  e depois para Alto de Jatibocas,  e Barra de Jatibocas, município de Itarana. Ambos ficam situados a poucos quilometros de Vitória.
Poucos quilometros e uma outra realidade, uma outra língua. Naquela região vivem as famílias de agricultores pomeramos, descendentes de alemães.
Brinquei com uma garotinha de um ano e poucos meses e ela não respondia. Perguntei para a mãe que estava por perto: ela não fala ainda? A mãe respondeu: fala pomerano. A língua materna naquelas bandas é pomerano, que é um dialeto da língua alemã. Português naquela região é a segunda língua.  ´
A paisagem também é outra. Muita serra e vales verdes. O clima então nem se fala! É bem mais frio do que estamos acostumados. A população loura, de pele e olhos claros, falando pomerano entre eles.
A região é de agricultores com muitas hortas e granjas. É daquela região que vem os produtos sem agrotóxicos que compro na feira aos sábados. Tudo muito saboroso. É muito bom sentir o cheiro das frutas, o doce da cenoura e de outros legumes e folhas.
Nas duas comunidades encontramos a mesma realidade. A religião que predomina por lá é a de Confissão Luterana.
Nessas duas visitas nos sentimos bastantes acolhidos e trouxemos boas lembranças.






2 comentários:

  1. Vou frequentemente para essa região, e sempre saboreio a beleza do lugar e dos seus produtos,é um privilégio conviver com os pomeranos sempre tão acolhedores e generosos com as pessoas que se aproximam com respeito por eles.Esta impressão - "tão perto e tão longe" também me acompanha.
    Ângela, fica aqui o convite meu e do Wili para outras visitas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rachel! Com certeza iremos aparecer!

    ResponderExcluir