sábado, 11 de junho de 2011

Dos filmes que eu vi: O Vencedor

O Vencedor é baseado em fatos reais e conta a história de Dicky Ecklund, ex lutador de boxe que teve seu momento de fama ao enfrentar em 1993 o campeão mundial  Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe. Ele vence e passa a ser o orgulho de sua cidade.  Até ele se tornar viciado em crack e uma rede de TV americana ir até a sua cidade filmar sua decadência.

Essa fase da vida de Dick coincide com a época em que seu irmão mais novo Micky Ward, sonha em repetir seu feito e se tornar também um campeão de boxe. 
Micky  é treinado por Dicky que, na verdade, naquela época não tem a menor condição de ser seu treinador, de tão dependente do crack.
Micky é agenciado por sua mãe Alice, que só tem olhos para Dicky. 
Nesse ponto a narrativa ilustra bem o que acontece na vida cotidiana: quando uma mãe só tem olhos para um filho ela fica cega ao que, de fato, acontece na vida daquele filho que, normalmente, busca para si mesmo usar ou fazer coisas ilícitas do ponto de vista ético e moral.  Claro que essa postura materna só contribui para jogar mais e mais o filho preferido em escolhas que só prejudicam a ele próprio e aos que o rodeiam.
Outro ponto que nesse filme é bastante ilustrativo diz respeito ao grude familiar. A mãe subjuga todos os membros da família não permitindo que seus filhos tenham vida própria e se separem, minimamente, dela. Sabemos que crescer e se separar dos pais é a parte mais difícil e dolorosa que todo ser humano tem que enfrentar para se tornar um adulto. Essa situação começa a mudar quando Micky se apaixona por Charlene e com o apoio de seu pai, se separa, minimamente, do irmão e de sua mãe. Arranjando outro treinador e outro agente Micky passa a se colocar como desejante podendo correr atrás do seu sonho. Contribui para essa separação o fato de Dick ter sido preso.
Nesse ponto as duas narrativas se entrecruzam.  A luta de Dick na prisão para se desintoxicar e se libertar do vício do crack e a luta de Micky para se tornar um campeão. Muito bonita a cena em que Dicky percebe, ao assistir o documentário que fala de sua dependência à droga, o sofrimento de seu filho e é impulsionado a se livrar do crack
Adorei esse filme! Ele ilustra bem que o ingrediente necessário para todo sujeito se libertar da droga é o desejo e nos mostra ainda que  Dick só pode se colocar como desejante quando se livra do crack, interdita o gozo materno e se submete à Lei . 
Micky, por sua vez, só se coloca como desejante quando recebe a aposta amorosa de Charlene, que o separa, minimamente,  da mãe e do irmão, possibilitando que ele construa, de outro lugar, uma nova relação com eles.
Esse filme foi lançado em 2010  e foi dirigido por David O. Russell.
PS: esse filme pelo título é um filme que eu não faria nenhuma questão de assistir. Sabe aquela coisa de não vi e não gostei? É isso! Isso mostra como meu preconceito iria me impedir de assistir a uma excelente e bem contada história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário