sábado, 20 de outubro de 2012

Atum à moda de Corfu

Adoro peixe. Como moro numa ilha, sempre que quero tenho peixe fresco. É só dar um pulo na Cooperativa de pescadores da Praia do Suá. Lá é o paraíso dos peixes e marisco de minha terra. Tudo lá é fresquinho! E eles limpam o peixe do jeito que você pedir com uma rapidez e competência incrível. Gosto de vê-los trabalhando no pescado, descascando um camarão ou limpando uma lagosta.
Como, atualmente, sou a cozinheira da casa e gosto de variar na cozinha, tenho testado algumas receitas de diferentes países da coleção Cozinha País a País -  da Folha de São Paulo. Esses livrinhos estavam comprados faz algum tempo. 
Todavia no Brasil, isto é no livrinho que tinha as receitas do Brasil, a receita tradicional de minha terra, Moqueca Capixaba, passa longe de uma verdadeira moqueca de minha terra. Acho eles devem ter pego aquela receita de alguém que inveja o sabor maravilhoso desse prato e estragou  a receita. Esse deslize dos editores foi suficiente para eu não abrir mais tais livrinhos.
Agora, passado um bom tempo, estou aqui testando algumas receitas dessa coleção. As que gostei  vou compartilhar com vocês.
Esse prato é da Grécia. Gostei pela simplicidade e pelo sabor. 
Eles indicam a receita para seis pessoas. Fiz para duas, com as devidas reduções, nas proporções dos ingredientes e ficou muito saboroso.
Vou copiar a receita tal como está no livro e, dependendo do número de comensais, façam uma adequação nas proporções dos ingredientes.

Atum à moda de Corfu
( para seis pessoas)

- 11/2 Kg de atum  numa única peça
- 700g g de tomates ( usei tomatti pellati)
- 100 g de azeitonas pretas
-  1 ramo de tomilho ( usei secos)
- 3 colheres de sopa de alcaparras
- 3 colheres de sopa de salsa
- 6 colheres de sopa de azeite 
( não gosto de nada nadando em gordura- coloquei um fio de azeite  
e confesso que não fez nenhuma falta)
- pimenta do reino e sal

Modo de fazer:

1.Compre um atum inteiro tire  a pele e faça files no sentido do comprimento. Corte os filés em três pedaços. Deixe cada pedaço com a largura de um dedo mais ou menos Eles falem aqui dois cm. Sempre no sentido do comprimento - não é para fazer postas do peixe!
Tempere com  sal e pimenta e reserve.

2. Refogue os tomates, com o azeite, picados fininhos. Acrescente as alcaparras ( sempre que cozinho com alcaparra pico bem pequeninhas pois detesto comê-las inteira), as azeitonas pretas sem carroço ( eu piquei grosseiramente), salsa picadinha, o tomilho, o sal e a pimenta do reino. 
Refogue por dez minutos em fogo baixo mexendo sempre.

3. Coloque metade do refogado numa assadeira, distribua os filés de atum e cubra-os com o restante de refogado. Leve no forno pré aquecido por 15 minutos a 180 graus.

Aqui em casa acompanhei com arroz integral, brócolis e uma saladinha.
Ficou muito bom!






Nenhum comentário:

Postar um comentário