segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mal estar na sociedade brasileira

O mal estar existente na sociedade brasileira

by luisnassif
Da Carta Maior
Por Marco Aurélio Garcia
Pela primeira vez na história do país, um governo decidiu enfrentar o problema principal de sua formação social : a desigualdade. Essa mudança foi realizada – uma façanha, aliás – ao mesmo tempo em que as liberdades democráticas foram aprofundadas. No entanto, é impossível negar a existência de um mal estar na sociedade brasileira. A presidenta Dilma Rousseff saudou a « voz das ruas », condenou os excessos das forças de segurança contra os manifestantes e convocou a Brasília os principais porta-vozes dos movimentos para um debate franco.
(*) Artigo publicado originalmente no jornal Le Monde
Os franceses compreenderam, há 45 anos, que fatos aparentemente anódinos podem ser a origem de eventos de proporções históricas. Um acontecimento menor, em Nanterre, foi o estopim que provocou uma das maiores explosões sociais e políticas da segunda metade do século passado : o Maio de 68. Não se trata, obviamente, de explicar a amplitude dessa « deflagração » por seu « detonador », se bem que os laços entre os dois fenômenos sejam evidentes.
Clique aqui para saber mais sobre o nosso site
PS: esse texto foi para mim muito esclarecedor sobre essa onda de protestos que assolou o Brasil em junho de 2013. Se você  desejar entre  no site e leia o restante.

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo e o site....Já coloquei nos favoritos rsrsrsrsrs Beijos

    ResponderExcluir