segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cachoeiro e Paris

Por ser considerada a capital secreta do mundo, como é conhecida minha cidade natal, pelo bairrismo exagerado dos Cachoeirenses, Cachoeiro gera muitas gozações entre aqueles que não nasceram lá.
Um primo gozador, disse para Roberto, que também adora gozar minha cidade natal que, segundo Júlio Fabris, Cachoeiro se parece com Paris.
Júlio deve ser irmão de Sônia Izabel, minha colega do Colégio Cristo Rei e de Celeste, que deu aula na escola Pica Pau, aqui em Vitória, aonde meus filhos estudaram.
E passou a descrever as semelhanças:
- Paris tem um rio que corta a cidade. Cachoeiro também.
- Paris tem um calçadão que margeia o Rio. Cachoeiro também.
- Paris tem uma igrejinha famosa. Cachoeiro também.
E como bem lembrou minha irmã Beatriz Paris tem a Ile de la Cité. Cachoeiro tem a Ilha da Luz.
Essas semelhanças me convenceram.
Venho portanto sugerir aos membros do consulado de Cachoeiro, aqueles simpáticos senhores que ficam sentados nos dois banco da curva da Jurema, a mediarem uma negociação entre a prefeitura de Paris e a de Cachoeiro. O objetivo dessa negociação é a assinatura de um pacto entre as duas cidades como cidades irmãs.
Meu primo se esqueceu de citar a principal semelhança entre as duas cidades. Estou me referindo à elegância da mulher cachoeirense. Acho que esse esquecimento foi proposital para não causar encrenca com sua mulher que é carioca.

6 comentários:

  1. Por favor, Angela, uma adendo, à título de correção: a elegância e a beleza da mulher cachoeirense.
    E dois complementos.
    Tivemos ainda em frente ao Edifício Primus uma torre que, em muitos aspectos, se assemelhava à Torre Eiffel.
    E, como grande vantagem sobre os parisienses, temos que o nosso orgulho por sermos a capital secreta do mundo está muito mais próxima à modéstia mineira que à arrogância francesa.
    Geraldo Herkenhoff Coelho

    ResponderExcluir
  2. rararara!!
    Olhe que mineiro não é tão modesto assim!
    Bom ter voce como leitor Geraldo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tia Ângela, adorei! Como filha de cachoeirenses orgulhosos e como futura moradora da Paris brasileira, me sinto felicíssima com as comparações. Espero que a genética tenha passado através de minha mãe, cachoeirense, elegante e bela, e que mesmo sendo eu carioca orgulhosa possa, humildemente, engrossar as fileiras das cachoeirenses!
    Hahahaha!
    Dadá Meleipe Bueno, filha de Fabiano e Marilia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dadá,
    Roberto está se queixando que agora que descobri ter nascido na Paris brasileira vai ser difícil de me aguentar! rsrsrs
    beijinho, Ângela

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã Beatriz acaba de me enviar outra semelhançaentre Cachoeiro e Paris:
    - Paris é a cidade luz e Cachoeiro foi a 1ª cidade á ser iluminada no Espírito Santo - isto em 1916.
    Estou quase me convencendo..
    Querem ir a Paris e estão sem grana? Visitem Cachoeiro!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Roberto me lembrou que Paris é cidade Luz pelos iluministas e suas idéias e não por sua ilumminação. Ele tem razão mais Cachoeiro é terra de muitos iluminados: Rubens Braga, etc, etc.

    ResponderExcluir