domingo, 3 de junho de 2012

Não acredito em fantasma,...

Não acredito em fantasma, mais que eles existem, existem! 
Tenho pensado nesse ditado popular com certa frequência. 
Ainda que não acredite em fantasma volta e meia sou acossada por eles.
Sabe aquelas  lembranças traumáticas que gostaríamos de esquecer e volta e meia elas retornam  e nos colocam contra a parede que, na grande maioria das vezes, contribuímos para construir? 
Sabe aquelas coisas dolorosas, esquecidas, que habitam nosso inconsciente, que emergem assim sem mais nem menos? Nessas ocasiões nos sentimos obrigadas a repetirmos ladainhas ultrapassadas e dolorosas que estavam lá num canto adormecidas.
É desses fantasmas que estou falando. Esse tipo de fantasma tenho certeza que existe.
A melhor arma para combatê-los que conheço é a análise. 
Tem outras armas que também podem ser bastantes eficazes: escrever, pintar, ir a praia, andar de bicicletas, cozinhar, estudar, etc, etc. 
Minha lista de armas é essa. Cada pessoa pode fazer a sua. 

2 comentários:

  1. Ângela,
    Compartilho com você em relação a exitência dos fantasmas, nossos fantasmas... e a melhor arma para mim também é a análise.
    Adélia Prado diz "a poesia me salva", parafraseando a poeta digo a análise me salva!

    ResponderExcluir
  2. Ehhh dedinho rápido! digo existência!

    ResponderExcluir