segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dos filmes que eu vi: Cairo 678

Cairo 678 (2010)  é um filme egípcio dirigido  por Mohammed Diab e a narrativa se passa em Cairo.
A história denuncia  um aspecto da vida cotidiana das mulheres egípcias que é ter que conviver com o assédio sexual diáriamente. Os homens assediam as mulheres de forma descarada em todos os espaços públicos: nas ruas , nos ônibus,  no trabalho.
Essa prática  violenta contra as mulheres repercute nas relações que elas estabelecem na família, com seus maridos , noivos, pais, patrões, ..
O filme mostra que é de conhecimento público que as mulheres sofrem assedio sexual. Como a sociedade egípcia é muito machista a mulheres silenciam sobre a violência a que são submetidas diariamente.
Como nada é dito e nenhuma mulher tinha registrado um boletim de ocorrência policial sobre o assédio sofrido é como se tal prática ficasse invisível. O que não é falado, o que não é escrito, sob forma de uma queixa crime na policia, não existe.
O assédio fica invisível mais não deixa de causar muitos traumas naquelas que o sofrem e até nos seus companheiros que, por incrível que pareça, se sentem atingidos em sua honra e tem dificuldades de conviver com a mulher violentada.
A narrativa do filme conta a história de três mulheres que sofreram assédio e que resolveram reagir a essa violência. 
É assustadora a cena da saída de um jogo de futebol quando um bando de homens molesta uma das três mulheres. 
Gostei bastante desse filme. A história é muito bem contada. A fotografia do filme  nos mostra que a mulher pode estar coberta dos pés à cabeça que não garante que ela será vítma de assédio sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário