quarta-feira, 18 de julho de 2012

Em cada esquina uma nova religião.

Tenho andado pensando nas diversas e diferentes igrejas que, de uns anos para cá, estão se multiplicando em cada esquina da cidade. 
Conversando sobre esse assunto  uma conhecida  comentou que seu  irmão brinca com o tema, parodiando uma propaganda,  dizendo: "pequenas igrejas, grandes negócios". Já ouvi outras pessoas falarem isso de outra forma quando dizem que  "templo é dinheiro". Tais brincadeiras não são feitas por acaso. É fato público que alguns chefes de tais igrejas enriquecem muito rapidamente e passam a ser caso de polícia.
Brincadeiras a parte, ainda que religião seja um tema que mobiliza as pessoas e suas vidas, me espanta os disparates que escuto sobre esse tema e a facilidade com que se abre uma igreja nova.  
As graças que tais religiões prometem não tem nada de gratuidade, e assim o reino dos céus vai sendo loteado entre os fiéis de determinada igreja. Não é sem razão que são chamadas  de "igrejinhas" grupos que são muito fechados e cujos participantes se beneficiam entre si.
O fato é que a salvação sempre é prometida para seu rebanho e quem pertence a outra igreja precisa ser convertido para ser salvo.  Nessas horas desconverso e tento salvar minha pele, ou melhor, meus ouvidos, caso contrário você pode ser submetido a uma falação interminável, nessa tal tentativa de conversão, que acho um total desrespeito. 
Nós, seres humanos, estamos sempre buscando um sentido para a vida e  resposta para nossa finitude. A religião responde bem a essa busca de sentido para a vida e ainda promete a vida eterna para os bons fiéis, que muitas vezes, como na música Procissão, de Gilberto Gil: "vivem penando a qui na terra esperando as coisas lá do céu."


3 comentários:

  1. Ângela,
    Para estes últimos que buscam uma recompensa após a vida, lembrei de uma frase em inglês que o Wili gosta de citar, é mais ou menos assim " Work and pray, when you die you will have a apple pie ".
    Mas falando sério - que lugar é este que necessita de tanto controle de fora, né?
    Cresce a cada dia estes grupos a nossa volta! Conviver com estas pessoas requer um "ouvido de surdos"! Beijos

    ResponderExcluir
  2. A Frase completa é " Work and pray, when you die you will have a apple pie in the sky!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da frase, Rachel. Ter um pé de maçã no céu e a cara da ideologia americana. Se no céu puder vender a maçã melhor ainda!!rsrs
    bj

    ResponderExcluir