segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dos Filmes que eu vi: O Ciúme Mora ao Lado

O "Ciúme Mora ao Lado" é uma comédia finlandesa , dirigida por  Mika Kaurismäki.
A narrativa do filme mostra como as questões que atormentam os seres humanos, quando as questões de sobrevivência não estão em primeiro plano, são as mesmas, independente do nível de desenvolvimento do país aonde ele viva. 
O filme narra a história de um casal finlandês que está se separando e  ainda moram na mesma casa. A casa em que moram  é uma casa dessas que todos sonham ter. Ainda assim a  história nos mostra o quanto o ser humano é um bárbaro quando se trata  de suas relações afetivas mais próximas.

Muitos temas importantes são abordados nessa comédia. 
Vou destacar alguns que chamaram minha atenção:
- O aborto, pano de fundo dos desentendimentos do casal. A história mostra que por detrás do desejo de ser pai ou ser mãe estão recalcadas questões que dizem respeito às relações parentais de cada sujeito.
- O enigma sobre os motivos que levam um pai ou uma mãe a abandonar seus filhos pequenos.
- A prostituição, ligada à droga, ao roubo e ao crime. O fato de as prostitutas serem em sua grande maioria,  mulheres dos países da antiga União Soviética.
 - Os desencontros na vivência da sexualidade.
- A diferença de salário da rede de serviço público e da rede privada.
- A relação com a vizinhança. Um vizinho é um vouyer, assiste a tudo o que se passa na casa ao lado.
- A polícia, sempre atrasada, em relação aos criminosos.

È um filme que vale a pena assistir pois mostra como a felicidade plena  não existe. 
Mostra ainda que o ser humano, independente do estado de desenvolvimento do seu país, é dividido, é acossado, pelo  desconforto de ter que lidar com as dificuldades inerentes a sua fantasia, com as suas questões psíquicas, que determinam a relação que ele estabelece consigo mesmo e com os seus semelhantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário