sábado, 2 de janeiro de 2010

Massa de pizza da Beatriz

Beatriz é minha irmã. Dessas que ajudaram a me criar devido a diferença de idade que existe entre nós.
Depois de casada ela sempre me acolheu muito afetivamente em sua casa. Tanto a mim quanto a minha família. Nossos filhos são amigos de sua filha. Assim como eram amigos de sua filha que morreu ainda na infância.
Com Beatriz aprendi a cozinhar algumas coisas boas também.
Essa pizza ela aprendeu com a sogra e nos ensinou.
Já comemos muita pizza na casa dela.
Essa receita dá muita massa. Você pode assar e congelar para usar depois. Depois é só rechear e comer.
Quando comecei a namorar o Roberto fui com ele na casa de Bia para que ela o conhecesse. Ela fez essa pizza no lanche. Fomos com Jonas, um amigo.
Roberto e Jonas comeram até se fartarem! Eles ficaram famosos por lá por essa comilança.
Naquela época eu morava em Vitória e Roberto no Rio. Quando eu dizia ao Roberto que ele, que era muito magro, comia muito, ele argumentava dizendo que sempre que viajava tinha muita fome.
Hoje, depois de trinta anos de casados, compreendi que a cada saída de casa ele deve considerar uma viagem. Seu apetite continua o mesmo daquela época!
MASSA DE PIZZA DA BEATRIZ
- 50 gramas de fermento de padaria
- 3 colheres de sopa de trigo
- 1/2colher de sopa de açúcar
- 1 xícara de leite morno
Misturar tudo isso muito bem para dissolver o fermento.
Deixar 1/2 hora descansando.
Após esse tempo acrescentar:
- 1/2 quilo de trigo.
- 1/2 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de óleo
- 3 xícaras de leite morno.
Sovar bem.
Deixar descansar por meia hora ou, se preferir, colocar uma bolinha da massa em um copo de água. Assim que bolinha subir está na hora de abrir a massa.
Abra a massa bem fina. Ela vai ficar, depois de assada, bem crocante e deliciosa.
Não é para untar a forma na qual você irá assar as massas.
Fure a massa com um garfo antes dela ir para o forno.
Asse esa mass por mais ou menos 15 minutos em forno médio.
Essa receita rende bastante massa. Você pode congelar o que não for usar.
Molho básico:
- Oito tomates bem maduros picados sem casca.
- sal a gosto
- 1 dente de alho.
Cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada para murchar.
Espalhe esses molho básico sobre a massa e recheie a seu gosto.
Eu prefiro a mais simples de mussarela com manjericão.
Bom apetite!

5 comentários:

  1. Mãezinha!!!!
    Saudades da sua pizza integral.... quer dizer, acho q já estou com saudades da sua comida e de você!
    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  2. Huahuahuahau imagina agora quanto que o papai iria comer, já que agora ele é "gordo"!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi filha,
    estou com saudades de você também.
    Quando voce aparece?
    Não vai ficar puxando o s igual aos cariocas!
    Beijinho,

    ResponderExcluir
  4. Ângela
    estou amando o seu blog. Estou com saudades do quintal, das plantas, de vcs, enfim de tudo.
    Bjs da mana
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    qcho que voce iria curtir muito nosso quintal e casa. E nós iriamos gostar bastante de sua companhia, bjs

    ResponderExcluir