sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Tem pica pau no meu quintal


Na época em que meus filhos eram pequenos assistia com eles desenhos do pica pau.

Depois minha filha cresceu e foi atrás do Pica Pau, bloco de Ivete Sangalo.

Nesse meio tempo compramos uma casa de praia com um quintal maravilhoso. Muito arborizado e aconchegante. Aliás foi pelo quintal que compramos a casa. Sem nem tê-la visto direito. O que foi ótimo pois, as vezes, exigimos que tudo seja perfeito e nos privamos das coisas boas da vida.

Em nosso jardim, que é jardim-quintal, tem uma divisão territorial clara. Estou me referindo ao território afetivo, das preferências na hora de regar as plantas, por exemplo.

Os xodós do Roberto são três árvores de pau Brasil, um mogno e o cedro que ele plantou.

Além da cerca viva, é claro! Essa ele quase deixou careca de tanto cuidar e podar.

Essa metáfora é boa: quando cuidamos e protegemos, podando demais nossos filhos e entes queridos, corremos o risco de matá-los enquanto seres desejantes, ou mesmo de perdê-los.

Vamos voltar ao nosso jardim.

Meus xodós são as bromélias, devidamente tratadas para não proliferarem o mosquito da dengue, com um pozinho fornecido pela vigilância sanitária da prefeitura; as orquídeas, a trepadeira de ipoméia rosa, as Marias sem vergonha, o pé de amora, de carambola, de abacate e de banana nanica. Além das diferentes folhagens coloridas e das bananeiras ornamentais.

Gosto das flores e dos frutos. Das diferentes cores das folhagens.

Ainda temos nesse jardim-quintal uma palmeira de açaí e alguns pés de biriba, árvore nativa da mata atlântica, da qual se faz o arco do berimbau.

Temos isso tudo em um quintal que não é grande!! Por isso fica as vezes meio embaçado, como diz o Sr. Neo, que poda nossas árvores maiores.

No meio desse verde todo tem passarinhos, é claro! Esses são uma unanimidade! Todos gostamos de vê-los. Tem beija flores, sabiás, bem te vis, arancuãs, sanhaços, sangue de boi, e uns verdinhos, outros amarelos e pretos, outros pretos e vermelhos de bico amarelo. Esses eu não sei o nome. Todos são lindos!

Temos também por aqui, na vizinhança, esquilos, macaquinhos e saruê, que de vez em quando nos dão o ar de sua graça.

Aprendi com nosso vizinho que onde tem pica pau tem tucano. Esses ainda não os vimos.

O pica pau, assim como os esquilos, eu, na mina santa ignorância, pensava que só existia nos Estados Unidos. Qual o quê!, eles existem em várias regiões do Brasil, conforme me informei no Google.

É muito bom curtir isso tudo e de quebra poder ainda ir a praia.

Tem coisas na vida que não tem preço. Essa casa, com esse quintal, é uma delas.

Ainda bem que, algumas vezes, fazemos algumas loucuras e obedecemos ao coração, que bateu forte quando entramos pela primeira vez nesse quintal-jardim mágico.

Aqui nos revigoramos e nos enchemos de vida. Nosso jardim tem vida de sobra!

Deixo para vocês a foto de uma bromélia, quando eu conseguir, pois o computador aqui é leeentoooo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário