quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sururu a minha moda

Estou aqui de férias e inventando moda na cozinha.
Outro dia fiz uma receita que criei com sururu que foi aprovada por minha família.
Sururu é um marisco que eu dava pouco valor. Até conhecer o caldo de sururu delicioso da casa de minha irmã Beatriz.
Algum tempo depois, viajando, tomei duas sopas de sururu deliciosas. Uma foi em Bruxelas ( Bélgica) e a outra em Munique (Alemanha). Todas as duas receitas levavam creme de leite.
Assim outro dia, aqui em casa, chegando da praia, e pensando no que fazer para o almoço inventei esse prato. Vamos a ele.
Sururu a moda de Ângela
Cozinhe de 600 a 700 gramas de aipim na água e sal. Reserve.
O aipim deve ser sempre proporcional a quantidade de sururu que voce irá fazer. Acho que fazer a mesma quantidade que o sururu fica com muito aipim.
Faça uma moqueca capixaba:
(essa receita é para 1 kg de sururu serve bem três pessoas))
2 tomates médios bem maduros,
1 cebola média,
1 maço de coentro,
1 maço de cebolinha verde.
Tudo bem picadinho.
Coloque tudo junho em uma panela de barro com sal.
Enquanto o molho vai cozinhando coloque duas colheres de semente de urucum, com óleo a gosto, em uma outra panela pequena.
Assim que o óleo esquentar o urucum vai colorir o óleo de vermelho.
Desligue o fogo e coe o óleo vermelho com uma escumadeira direto no molho que você deixou cozinhando na panela de barro.
Passe um pouco do tempero na panela para aproveitar o colorido do urucum que restou na panelinha.
É o urucum frito que dá a cor e o sabor diferenciado da moqueca capixaba. O cheirinho do urucum frito é delicioso!
Passe o aipim que você cozinhou no liquidificador.
Se você tiver comprado as conchas de sururu frescas terá que cozinhá-las na água, sal. Eu aromatizo com um dente de alho, uma cebola e duas folhas de louro.
Você só irá aproveitar aqueles que as conchas abrirem.
Retire-os das conchas. Lave-os bem pois senão fica uma areiinha muito ruim.
Se você já comprou os sururus congelados lave-os bem que eles descongelam rápidos.
Jogue os sururus no molho da panela de barro quando esse estiver bem cozido.
Imediatamente, acrescente o aipim e três colheres de sopa de creme de leite.
Misture tudo e desligue o fogo.
Lembre-se que o aipim já está cozido e o sururu também.
Sirva acompanhado de arroz.
Bom apetite!
Já troquei o aipim por batata baroa e por abóbora vermelha.
O sabor fica um pouco mais adocicado.
Ao invés do creme de leite já coloquei três colheres de requeijão cremoso.
Fica ótimo também.
Teste e me diga o que achou.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário