quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dos filmes que eu vi: Caramelo

O filme Caramelo tem como cenário a cidade de Beirute no Líbano.
Em meio a shampoos, secadoresde cabelo, cera de caramelo para depilação e queda constante da rede elétrica funciona o salão de beleza Sibelle, principal cenário em torno do qual gira toda a narrativa do filme.
Caramelo narra o cotidiano da vida de cinco mulheres. Quatro mulheres são amigas. Dessas quatro três trabalham no salão de beleza e uma é frequentadora assídua do salão.
A quinta mulher é uma costureira, vizinha o salão de beleza, que cuida de sua irmã, que é doente mental.
A cada dia, entre o abrir e fechar do salão, a história de cada uma dessas mulheres vai sendo narrada.
Layale tem um amante rico e espera, ansiosa, por seu telefonema e pela buzina de seu carro, que pode ocorrer a qualquer instante. Sempre que o amante a procura ela larga tudo o que está fazendo e sai para um fortuito encontro amoroso. Eles sempre transam no carro dela e embaixo de um viaduto. A paisagem é feia como as falsas promessas que ele lhe faz. Ela tem esperança que ele largue a esposa e a filhinha para se casar com ela. Obviamente sua família desconhece que ela tem um amante. Ela precisa conhecer a casa, a mulher e a filha de seu amante para perceber que continua se enganando quando deseja que ele largue a família por ela. Só depois de perceber que é ela mesma quem se engana é que ela consegue dar um corte nessa relação sem futuro.
Layale tem um fã. Ele é apaixonado por ela e trabalha na rua em frente ao salão, mas ela só tem tem olhos para seu amante. É entre esse fã e ela que se dá a cena mais bonita do filme. O rapaz está no bar em frente ao salão e ela fala ao telefone com seu amante, olhando a rua por entre as persianas da janela. Seu fã a observa de longe e a cada frase que ela pronuncia ao telefone ele responde, como se ela estivesse falando com ele.
Nisrine tem um noivo e vai se casar. Ela leva uma vida dupla . No salão ela é solta e liberada no decote, no penteado e nos adornos que ela usa. Quando ela sai do salão para visitar a família do noivo abotoa a blusa, prende o cachos em um rabo, tira as pulseiras coloridas e se transforma em uma noiva recatada que o noivo bolina por debaixo da mesa. Ela não é mais virgem e não sabe o que fazer, pois o casamento se aproxima e o noivo desconhece esse fato.
Rima sente atração por mulheres com as quais troca olhares. Ela faz os trabalhos mais pesados do salão.
Jamale é uma mãe de família, tem dois filhos e é separada do marido. Ela não lida muito bem com o fato de estar envelhecendo. Sonha em ser artista de televisão e faz testes para isso.
Rose é costureira e faz pequenos consertos nos aventais usados no salão. Ela abre mão de seu desejo e de seus sonhos de encontrar o amor, para cuidar de sua irmã Lili.
Para além das vidas dessas mulheres esse filme retrata bem o universo feminino. A narrativa é a celebração da amizade, solidariedade e conivência tão comum na relação de amizade existente entre as mulheres. Sonhos, alegrias, frustrações e tristezas são compartilhadas entre as amigas. Elas se ajudam a saírem das armadilhas em que cada uma cria para si própria, na relação que estabelece consigo mesma e com seus semelhantes. Todas sonham e esperam um amor que as faça feliz.
O filme nos mostra também que Beirute é uma cidade dividida pela religião católica e a mulçumana. A parte católica da cidade, onde funciona o salão de beleza, é mais liberal. Na parte mulçumana, com as mulheres de cabeça tampada por um lenço, é mais rígida.
Podemos observar no decorrer do filme essa divisão religiosa refletida na dupla moral social e sexual vigente na cidade através da vida das protagonistas do filme.
A atriz Nadine Labaki, que faz o papel de Layale, é a diretora do filme.
Caramelo é um filme leve e bonito. Retrata, sem glaumor, o cotidiano de mulheres e suas famílias que levam uma vida simples com o que ganham pelo trabalho.

Um comentário: