domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dos filmes que eu vi: O Carteiro e o Poeta

O Carteiro e o Poeta é um filme dirigido por Michael Radford e tem como cenário uma bela ilha italiana no mar Mediterrâneo.
O filme narra a relação de amizade entre o poeta Pablo Neruda e o carteiro Mário Ruopollo, na época em que Neruda, exilado do Chile, viveu com sua esposa Matilde, na Itália.
A ilha não tinha água encanada e sua população, na maioria, sobrevivia da pesca.
Indo ao cinema, Mário e toda a população da cidade ficam sabendo que Neruda, poeta do amor e do povo, estava chegando à Itália e que iria morar na ilha.
Para entregar as muitas cartas que o poeta recebe Mário, que sabe ler devagar e escrever, é contratado como carteiro. Ele é bastante tímido e sonha fazer uso da relação que vai estabelecer com Neruda e com sua poesia para conquistar uma mulher. Tendo esse objetivo em mente ele compra um livro de Neruda e tenta estabelecer uma relação de amizade com o poeta.
O contato com Neruda e com sua poesia muda a vida de Mário.
Lendo o livro de Neruda e aprendendo a dizer metáforas, Mário consegue conquistar o coração de sua amada Beatrice e descobre, em sua vida, o poder da metáfora e da poesia.
Da relação que Mário estabelece com Neruda nasce uma bela amizade entre eles. E Mario descobre que a poesia não se explica, se sente. E que isso só é possível para aqueles que teem a alma aberta.
A relação dialógica que Neruda estabelece com Mário faz com que, ao mesmo tempo em que ele ensina ao seu novo amigo a sentir a poesia e a fazer metáforas, ele, que já é um grande poeta, também está aberto a aprender. Mário lhe ensina que a poesia não é de quem a escreve e sim de quem dela precisa.
Mário também começa a se interessar por política, já que seu chefe nos correios sempre enfatiza que ele e Neruda são comunistas.
Enquanto está na ilha Neruda é indicado ao prêmio Nobel de Literatura.
Logo após o casamento de Mário e Beatrice, Neruda volta ao Chile.
Mário espera, em vão, notícias do amigo. Quando Neruda retorna à ilha para rever o amigo, não o encontra mais.
Esse filme é lindo! Não bastasse a beleza da paisagem, a narativa , o enredo, a interpretação, tudo é muito bonito e emocionante. A força da palavra e da metáfora quase que toma forma e corpo nas cenas do filme nos obrigando a, como Mário, sentir e vivenciar a poesia.
Podemos ver que o filme também nos mostra como o contato com a leitura e com o texto escrito pode mudar a vida de uma pessoa.
A despeito da vida simples de Mário e dos demais moradores da ilha O Carteiro e o Poeta nos transporta para a terra da poesia, do amor e da amizade. A narrativa do filme nos transporta também para um tempo de sonhos e esperança de dias melhores. Quer melhores fontes de vida que essas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário