segunda-feira, 14 de junho de 2010

Das diferenças entre árabes e judeus.

Não entendo nada de árabes e judeus. A não ser pelo fato de estar casada fazem três décadas com um descendente de libanês, pouco ou quase nada sei desses dois povos.
Todavia como sou curiosa, cinéfila de mão cheia e adoro ler romances e testemunhos sobre situação das mulheres, holocausto dentre outros temas, arrisco escrever sobre algumas de minhas percepções sobre essas duas raças.
Primeira história:
- De férias na Bahia, em Arraial d'Ajuda, nos deparamos com uma leva de mais ou menos mil jovens israelitas. Nosso filho, Marcelo, que tem traços árabes por ser muito parecido com o pai, era constantemente confundido por eles como sendo parte daquela galera.
Esse fato chamou nossa atenção.
Árabes e judeus ao mesmo tempo são tão parecidos e tão diferentes. Será???
  • Do ponto de vista religioso os ortodoxos, de ambas as raças, são fundamentalistas.
  • Pelo que já vi nos filmes e li em diversos livros, dentre esses religiosos ortodoxos as mulheres são oprimidas, tanto num povo quanto no outro.
  • As árabes chegam ao extremo de usarem burca. Para o marido elas podem se mostrar. Parecem gostar de jóias e de se arrumar.
  • Também pelo que vi em diferentes filmes as mulheres israelitas para terem relação sexual com o marido teem que tomar um banho de purificação. Como se viver a sexualidade fosse algo sujo!!! Elas usam roupas que as envelhecem e as deixam sem nenhum atrativo fisíco. Escondem os cabelos com perucas ou com gorros e só os mostram para os maridos na noite em que tomaram o banho de purificação.
  • Parece que esses dois povos, no que diz respeito a relação de gênero, são mais semelhantes que diferentes. Ambos oprimem as mulheres.

Também descobri que ambos são comedores de humnus e outras iguarias semelhantes.

Volta e meia me pergunto o que leva a uma raça tão parecida a se odiar tanto?

E me pergunto também como um povo que foi vítima do holocausto pode construir uma faixa como a de Gaza?? Por que reproduzir com outros povos aquilo que eles sofreram e que fazem questão de denunciar???

Essas perguntas ficam sem respostas.

E o pior é que muito disso tudo é feito em nome de Deus.

Um comentário: