domingo, 6 de junho de 2010

Dos filmes que eu vi: O Segredo de Seus Olhos

O Segredo de Seus Olhos, é um filme policial Argentino que narra a história de Benjamín Espósito, interpretado por Ricardo Darin.
Após ter se aposentado do Tribunal Penal de Buenos Aires, Benjamin, resolve escrever um romance sobre o crime que mais marcou sua carreira. Ao iniciar as pesquisas sobre o caso escolhido ele rememora seu passado e entra em contato com seus próprios fantasmas.
Assim essa pesquisa coloca Benjamin em contato com Irene, sua antiga chefe, que foi o seu grande amor platônico. Por pertencer à aristocracia Argentina Irene é inacessível tanto ao amor de Benjamin, quanto ao terrorismo de Estado que se instala na Argentina no governo de Izabel Peron ( 1974), época em que se passa o filme.
Naquela época o terrorismo de Estado era realizado pela então denominada Aliança Anticomunista Argentina (AAA) que era grupo de repressão do Estado. Fizeram parte desse grupo oficiais exonerados da polícia, criminosos cíveis e matadores de aluguel. Tudo gente de "boa indole", paga para matar e cometer as barbaridades que a história e a justiça Argentina, diferente da história Brasileira, não perdoou.
Vale destacar a relação de Espósito com seu colega de trabalho Pablo Sandoval. É dele a frase que é o mote da história: ninguém foge a sua paixão.
Outra forma de dizer isso seria que ninguém foge do sintoma que o constitui como sujeito.
Essa frase se confirma na vida de todos os personagens marcantes na história:
- o assassino da trama que Benjamin, Sandoval e Irene perseguiram e colocaram na prisão. Ele era um psicopata que, posteriormente, foi arregimentado pela AAA. Esse personagem teve duas grande paixões: a moça que assassinou e um time de futebol. Como sabemos o futebol é uma grande paixão do povo Argentino.
- O jovem viúvo cuja obsessão é punir o assassino de sua esposa. Dessa forma ele a mantém viva e mortifica seu desejo. Mantendo-se fiel à esposa morta ele não faz o luto de sua perda.
É linda a cena que mostra como ele realiza a punição ao assassino de sua esposa. Ele não lhe dirige a palavra. Como sabemos é pela palavra que fazemos laço social e que nos tornamos humanos. Ao lhe negar a palavra ele coloca o criminoso no lugar de coisa. Coisa que mata. Destituindo-o do sentimento de humanidade.
- Sandoval que confessa a Espósito que sua paixão é o alcool e a briga fácil. Pura pulsão de morte.
- E o Espósito, que luta por desvendar crimes e ao mesmo tempo adia seu encontro com sua grande paixão.
O olhar e a paixão são as bússolas desse policial. Esse filme é bem diferente dos filmes americanos que acabamos nos acostumando.
A sutileza dos olhares presentes em diversas cenas, sendo decifrados por aqueles que sabem ver para onde aqueles olhares são dirigidos vão nos dando pistas da história que se desenrola.
Várias belas cenas apontam para o tema do olhar.
A cena de troca de olhares entre Espósito e sua chefe.
A cena em que Espósito capta o olhar do possivel criminoso nas fotos.
A cena do quebra cabeça das cartas cifradas do criminoso, que é desvendada por um companheiro de copo de Sandoval, é brilhante.
Esse filme vale a sala de cinema cheia, as gargalhadas e torcida do telespectador.
Mereceu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010.
A excelente direção foi de Juan José Campanella.
Parabéns aos hermanos Argentinos!
Eu adorei esse filme.
Assista e me diga o que você achou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário