quarta-feira, 21 de julho de 2010

O pequeno mundo do invejoso

Estou começando a achar que amigo de verdade é aquele que vibra com suas conquistas e vitórias. Elogia as flores de sua sala e outras coisas que conseguimos e que tornam nossa vida mais leve e amena. Às vezes são detalhes bobos, pequenos. E o olhar de inveja do outro é tão flagrante que não consegue disfarçar.
O invejoso não quer que o outro tenha nada. Só ele pode ter.
Qualquer coisa que o invejoso tenha é só dele. Tudo o que seus amigos e parceiros tenham também. O invejoso se acha dono do mundo. E o mundo sempre fica reduzido ao seu umbigo. Que mundo pequeno é o mundo do invejoso! É um mundo no qual não cabe a solidariedade e a partilha.
Uma postagem do blog Alma Lavada descreve bem o espírito de um invejoso através da historieta que narro a seguir - com minhas palavras, claro!
Um invejoso morria de inveja de seu vizinho. Achou uma lâmpada mágica e o mágico lhe disse que ele tinha direito a um pedido. E o advertiu dizendo que tudo o que ele pedisse seu vizinho ganharia em dobro. Ele então pediu para ficar cego de um olho.
Só que ninguém nasce invejoso. Um sujeito se torna invejoso com a permissão daqueles que o criaram e com a conivência daqueles que alimentam sua inveja.
À criança deve, desde sempre, ser ensinado a dividir e a compartilhar. Cabe aos pais ensinar a generosidade e a partilha.
A inveja e o narcisismo andam de mãos dadas. O narcisismo é muito infantil. É na infância que o mundo da criança fica reduzido ao seu próprio umbigo.
Crescer implica abrir horizontes para além de nós mesmos e isso, convenhamos, é uma coisa que o invejoso não quer fazer.

Um comentário:

  1. Oi,Ângela
    Muito bom esta reflexão sobre o invejoso,aprendi que o invejoso acha que o outro vive numa festa,que não tem dificuldades, só alegria...lembrar que todos temos dificuldades nos faz ocupar outro lugar.. Sentimos com certeza o olhar e a fala do invejoso desqualificando o que não é dele e como diz Caetano Veloso, "Narciso acha feio o que não é ele..." ou algo assim não lembro o verso tal e qual rsrsrsrsrs

    Beijos,Rachel

    ResponderExcluir