sábado, 10 de julho de 2010

Sobre videntes e assombrações

Diz o ditado que assombração sabe para quem aparece e, ainda que muitos duvidem de sua existência, elas continuam assombrando muita gente.
Eu mesma já fui bastante assombrada em minha infância. Lembro que sempre que viajávamos de madrugada de Cachoeiro para Guarapari, ao olhar as florestas que margeavam a estrada jurava, num misto de terror e êxtase, que tinha visto um saci. Se alguém de minha família perguntasse aonde ele estava eu prontamente dizia que ele tinha corrido.
Como uma lembrança puxa a outra o que mais me assombrou na infância foi meu irmão Fabiano. Certo feita, não sei porque razão, ele me disse que era para eu tomar cuidado com ele porque ele comia carne de cobra e bebia o sangue do diabo. Fiquei apavorada!!! Passei vários dias assombrada em sua presença. Minha mãe desconfiada com minha mudança de comportamento insistiu em saber o que estava acontecendo. Eu contei. Em segredo e morrendo de medo. Claro que tudo foi desmentido e meu irmão levou uma bronca.
No caso do saci lembro do gozo e do medo que ver o que não existia me provocava. No caso de meu irmão era só pavor mesmo. Até hoje não entendo esse tipo de brincadeira tão maldosa para assustar uma criança menor. Confesso que até hoje não acho a menor graça nisso.
Hoje sei que os demônios e fantasmas que me assustam algumas vezes são os meus próprios fantasmas inconscientes. Naquela época não sabia. Meus fantasmas inconscientes eram projetados nas fadas, nas bruxas, nos sacis e nos demônios.
Na infância também já me assustei com os videntes. Hoje também eles já não me assustam mais. O polvo Paul, oráculo da Copa de 2010, bem demonstra que previsões até um molusco pode fazer. Basta que pelo menos uma pessoa dê um significado, um sentido, ao seu movimento, no caso do molusco, ou nas previsões evasivas que fazem os videntes humanos. Estou aqui me referindo as cartomantes, as leitoras de tarô, e todos os outros tipos de adivinhos e videntes. Algumas pessoas gostam que outras digam sua sorte. Seja ela boa ou má. Assim elas se desresponsabilizam de suas escolhas e não pagam o preço pelo seu desejo. Para essas pessoas seu destino já está traçado e é o outro quem vai lhe dizer qual é. A elas nada compete fazer. Só resta sofrer e gozar no sofrimento. Esse é o preço da neurose, que é sempre caro para todo o sujeito.
PS. Roberto entrou aqui dizendo que o polvo Paul acertou em sua previsão de novo. A Alemanha ficou em terceiro lugar derrotando a seleção do Uruguai.

3 comentários:

  1. Cobras, Lagartos, Medo, medinho e medão! :)
    Deve vir daí. rs..
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Você não dá para vidente Fernanda errou!Depois te conto.

    ResponderExcluir
  3. Ai, nem quero ser vidente! hahah... :)
    Era só brincadeira!

    ResponderExcluir