quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ler é uma gostosa brincadeira!

Sempre gostei muito de ler. 
Um bom livro me faz viajar na história e me dá vontade de ler e ler, sem parar, até acabar a história.  Depois volto para as partes que mais gostei, já sem pressa, curtindo devagar o prazer já obtido.
 
Quando meus filhos eram crianças e eu estava entretida na leitura de um bom livro e eles me solicitavam perguntando alguma coisa, muitas vezes respondia rapidamente, sem ao menos escutar direito o que me diziam ou pediam, e voltava  para minha leitura.  
 As duas crianças muito depressa entenderam o espírito da coisa e nessas horas me pediam coisas, nada demais, na verdade, mas que se não estivesse absorvida pela leitura, provavelmente obteriam um não como resposta.
Férias  em casa de praia é tempo para atualizar leituras. Na preparação da bagagem sempre temos uma lista de livros. 
Dentre tudo o que tenho lido me apaixonei por algumas histórias que  partilho com vocês: 

- Memórias do Esquecimento, de Flavio Tavares,  que ganhou o prêmio Jaboti 2000 - reporatagem.  O autor é um ex preso político da ditadura militar brasileira. A história é pesada mas muito bem contada. Por incrível que possa parecer tudo é contado de uma forma delicada, se é que pode ter delicadeza na descrição do submundo da tortura.

- Um romance que adorei  foi Equador, do português Miguel de Souza Tavares. 
Fui sendo enredada pela narrativa, que no fundo tem relação com a nossa história, já que se passa em uma colônia portuguesa na África, na linha do Equador.
O moço escreve muito bem!
Fiquei  doidinha para saber como se desenrolava a trama e torcendo pelo Luís Bernardo, protagonista da história.
Vai de brinde uma citação  de Vítor Hugo, que o autor coloca na boca do Luís Bernardo:

"Declaro que haverá sempre infelizes, mas que é possível deixar de haver miseráveis"

- Outro Romance que estou lendo e adorando é  O Outro  Pé da Sereia, do Moçambicano Mia Couto
Lindo! Me lembra Guimaraes Rosa.  Muito bonito! É uma poesia em forma de romance. 
 Vou transcrever algumas citações que, dentre outras me fisgaram:
"Eis a nossa sina, esquecer par ter passado, mentir para ter destino"
"A viagem não começa quando se percorreu distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores."
"A mulher regressava a sua condição de esposa: retirou-se , convertendo-se em ausência." 

 Deu vontade de ler? tem muito mais!


2 comentários:

  1. Veja lá amiga Ângela, o Mia Couto compareceu na minha vida assim sem pretenção nenhuma indicada por uma colega da Vale, e como diria Chico Buarque "instalou-se feito um posseiro no meu coração." Não li o "O outro pé da Sereia",....estas últimas citações me animam a tal!

    ResponderExcluir
  2. É Rachel,
    esses dois autores, Mia Couto e Luís Miguel de Souza Tavares, conquistaram essa leitora aqui.
    Os estilos são diversos, mas os dois são excelentes!
    E já que voce citou o Chico Buarque dele adoro as letras de música. Como romancista não gosto não! Acho tudo muito bem escrito, mas diferente das letras de músicas, não me emocionam. Falta alma, ou coração sei lá! Acho insosso!
    Obrigada pelos seus comentários!!

    ResponderExcluir