quinta-feira, 17 de junho de 2010

Receita para um bom casamento.

Ano passado Roberto e eu fizemos 30 anos de casados.
Ao comentarmos isso com um amigo ele, brincando, pediu a receita.
Eu entrei na brincadeira e escrevi o texto postado abaixo.

Receita para um bom casamento.
Misture em um caldeirão dois corações apaixonados, um montão de sonhos e esperanças, uma parcela grande de admiração e respeito de um pelo outro, tesão, alegria de viver e coragem para lutar. Espere aquecer com carinhos, beijos e algumas diferenças, geradoras de tensão e discussão. Espere esfriar. Faça as pazes. Ufa, ainda bem que cada um tem tempos diferentes. Assim quando um empaca o outro adoça com paciência e um saco de filó.
Feita as pazes acrescente no caldo uma pitada de ousadia, tesão e se prepare para muitos imprevistos e surpresas. Engrosse esse caldo com dois ritmos, temperamentos e temperaturas bastante diferentes. Contrabalance essa nitroglicerina com a capacidade de rir de si mesmo e do parceiro em dose cavalares. Acrescente algumas gotas de ciúmes, inseguranças, medos e uma dose de paciência recíproca. Não se surpreenda quando algumas vezes você desconhecer e estranhar seu companheiro e constatar que parece que você esta dormindo com a pessoa errada. Que não foi bem com esse Roberto ou com essa Ângela que você se apaixonou e casou. Muita calma nessa hora. Casamento é um caixinha de surpresas! Para essa situação não tem PROCON que dê jeito. A saída é paciência e o diálogo. A vida a dois é assim mesmo: cheia de surpresas. Deixe tudo pegando tempero e no outro dia, de repente, você vai reconhecer seu parceiro novamente e se alegrar muito com isso.
Agora jogue alguns temperos que fazem a diferença: cama grande e larga. Uma noite bem dormida é fundamental! Acrescente dois filhos maravilhosos, bons filmes, boas leituras, músicas, viagens de férias, passeios de bicicleta, festas, amigos, parentes, shows, teatro, passeios na AABB, passeios de caiaque, praia, casa de praia, uma casa acolhedora, aconchegante e uma cozinha com cheiro de lar, negócios que deram certo, bons almoços e jantares com alguns amigos para celebrar datas importantes do calendário familiar. Tudo isso neutraliza as discordâncias, cabeçadas e negócios nos quais se perdeu dinheiro.
Rege com um bom vinho, azeite de qualidade e muito diálogo, tesão, companheirismo e admiração pelo parceiro.
Atenção: uma análise é recomendável para equilibrar melhor a relação e sedimentar o canal do diálogo. Os fantasmas parentais e familiares são poderosos e ingredientes que podem desandar e solar qualquer tentativa de se viver um casamento feliz se não forem neutralizados com a ajuda de um bom profissional. Invista na relação e aposte no parceiro.
Essa receita não tem prazo de validade, e não precisa guardar em geladeira. Aliás, tem que estar sempre em movimento para não deixar esfriar.
Todavia tenha sempre em mente que isso é um casamento, que é uma relação entre dois parceiros na qual um tem sempre razão e o outro é o marido!

5 comentários:

  1. Primeiramente meus PARABÉNS e Felicidades pelo seu aniversário.
    Gostei muito da sua receita para um bom casamento de fato o calderão tem que estar repleto de muita paciência e amor.
    Beijos e que Deus a proteja hoje e sempre
    Maria Amália

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Parabéns...gostei mesmo...vou tentar fazer em casa...hehehehe...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Muito linda mesmo....Vou tentar fazer em casa....
    rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. NOssa que linda, tentarei colocar em pratica em casa..
    rsrs
    Abraçinhos

    ResponderExcluir
  5. Josiane e os dois anonimos,
    Obrigada pela visita. O barato é cada casal descobrir a sua receita.
    Um abraço,

    ResponderExcluir