sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bolo integral de banana ou maça da Valéria

Gosto de testar receitas que usam ingredientes integrais. Todavia só repito as que achamos saborosas e que passam pelo crivo de meus familiares e amigos.
Assim tento sempre unir, ao escolher os cardápios daqui de casa, essas duas coisas: sabor e ingredientes que façam bem à saúde. Nesse sentido venho trocando, já há algum tempo, receitas com várias pessoas, e assim vamos experimentando sabores e receitas diferentes.
O que não quer dizer que eu e meus familiares sejamos chiitas e que só comamos ingredientes integrais. Comemos também ingredientes integrais. Aqui em casa todos apreciamos a boa comida independente de ser integral ou não.
Hoje vou dividir com vocês um bolo integral que nós gostamos muito.
Ele pode ser feito com banana d´água , também chamada de nanica ( não sei porque esse nome já que ela é enorme!) ou caturra; ou maçã.
Eu particularmente, assim como todos daqui de casa preferimos esse bolo com banana. Fica mais molhadinho e saboroso.
Esse bolo não leva leite vindo a ser uma boa opção para todos os alérgicos aos produtos de laticínios.
Outra vantagem que esse bolo tem é o fato de ser muito fácil e rápido de fazer. Além de ser dessas receitas que não tem muito como dar errado.
Essa receita quem me deu foi a Valéria, que é uma excelente esteticista com quem faço limpeza de pele.
Bolo de banana ou maçã da Valéria
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de óleo ( se achar muito pode diminuir 1 dedo)
- 3 bananas dáguas ( ou 3 maçãs)
- 2 ovos
Bater todos os ingredientes acima no liquificador.
Jogar em um recipiente, no qual você costuma fazer seus bolos, e acrescentar aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau:
- 1 xícara de trigo integral
- 2 xícaras de aveia
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa de pó royal
- 1 banana ( ou 1 maçã) picadinha.
- Passas a gosto.
Untar uma forma furada ao meio. Se a forma for muito grande o bolo fica muito baixinho e menos gostoso.
Assar em forno pré-aquecido por 40 minutos.
Essa receita vai muito bem para um cafézinho.
A água já está no fogo?

5 comentários:

  1. quel legal esse seu blog angela! tudo bem?
    isso parece muito gostoso hein! vai ser minha próxima investida na cozinha, vamos ver se fica bom.
    um beijão com saudades,
    carolina

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, gostei de saber de você.
    Marcelo me mostrou, no seu orkut, uma foto de seu nenê, que graçinha!
    Parabéns!
    Um abraço,
    Ângela

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal!! Então você conheceu o Arthur por foto! quero que o conheça pessoalmente, é uma graça mesmo! Super alegre.
    Você continua atendendo no mesmo lugar? Posso levá-lo lá quando for a vitória dependendo do dia. Eu moro em Paraju - interior de Domingos Martins agora. Fiz o concurso da prefeitura quando ainda estava grávida, passei e assumi um pouco depois que o Arthur nasceu..
    Um abraço também!
    Carolina

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina. Vi sua foto com Artur.
    Meu consultório continua no mesmo lugar sim e com o mesmo tel.
    Pode aparecer que irei adorar conhecer o Artur e rever você.
    Abraço,
    Ângela

    ResponderExcluir
  5. Ok. Eu vou aparecer, ligo antes.
    Abcs! Carolina

    ResponderExcluir