quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cogumelos na paisagem e peru na mesa




Divido com vocês a beleza da foto desses cogumelos, que parecem ser de contos de fadas. É incrível como alguns tipos desses fungos, que nascem de repente e tem uma vida tão curta, podem ser tão bonitos. Sempre que os encontro gosto de fotografá-los. Talvez para marcar a beleza gratuita que a vida nos oferece e que nem sempre enxergamos.
Isso me fez lembrar um sambinha muito bom cantado pela Cristina Buarque que diz assim: "quem tudo olha quase nada enxerga, quem não quebra se enverga a favor do vento.." Assim é a vida. Nela sempre algo nos escapa. E se temos a ilusão de que enxergamos demais logo tropeçamos nas nossas próprias pernas.
Esse tropeços volta e meia acontecem em minhas lidas com o forno e o fogão. Se fico muito apressada dá tudo errado e tenho que me virar para transformar o erro em algo comestível.
No nosso dia a dia familiar tento elaborar um cardápio com comidas saborosas, dessas que perfumam a casa e sejam, ao mesmo tempo, nutritivas. Quando não erro a mão no tempero, quase sempre consigo isso.
Entretanto se vocês perguntarem para minha filha ela vai dizer que isso não é a inteira verdade e que vale mais para o fim de semana, que é quando, efetivamente, sou a cozinheira. Ela está, em parte certa. É por isso que os almoços de fim de semana são especiais. É quando podemos nos esmerar mais na escolhas da receitas e no preparo dos alimentos. Mesmo assim vou tentando encontrar diferentes receitas para o cotidiano que possam unir o sabor à boa alimentação.
Hoje vou dar uma receita de minha autoria de uma coxa de peru que cozinho numa Wok. Eu adoro peru. Minha mãe fazia no natal um peru recheado com duas farofas e assado no natal que ficava muito saboroso!
Atualmente partes do peru podem ser encontradas durante todo ano nos super mercados, o que acho ótimo. Soma-se a isso o fato da carne do peru ser magra e saborosa. Faço a coxa de peru e não o peito porque as carnes escuras, por serem mais molhadas, são as minhas preferidas.
Essa receita deixa a casa com cheirinho de casa materna.
Coxa de peru cozida de panela à minha moda
Descongelar a coxa de peru. Tirar a pele. Furar a carne. Colocar em uma vasilha de plástico ou vidro que caiba a coxa deitada e totalmente embebida no tempero, de um dia para o outro.
Tempero.
- Sal a gosto. Calculo mais ou menos uma colher de sopa rasa de sal para até duas coxas.
- 6 a oito dentes de alhos espremidos;
- 1 cebola branca grande picadinha;
- 3 folhas de louro;
- pimenta do reino;
- 1/2 xícara de vinho tinto;
- um amarrado de salsa cebolinha ( pode acrescentar salsão e alho poró se tiver ou quiser);
- um pouquinho de molho inglês;
- caldo de 1/2 limão ou vinagre;
- Se quiser pode acrescentar um pouco de orégano.
- cobrir com água filtrada.
Ajustar o sal. Cobrir com um pano de prato e deixar a coxa de molho nesse tempero até o dia seguinte.
Para cozinhar: colocar a coxa em uma panela e cobrir com o tempero (eu faço numa wok, por que cabe bem folgado até duas coxas ).
Tampar e deixar cozinhar em fogo baixo por mais ou menos três horas. Vire a coxa de vez em quando.
Abaixe o fogo assim que começar a ferver.O fogo deve ser brando, mas não pode ser tão baixo, que pare totalmente a fervura.
Depois é só tirar a coxa do molho, desosar e servir.
Se cozida no tempo certo essa coxa desmancha na boca!
O caldo do molho você pode congelar em pequenos pote para usá-los em algumas sopas.
Todos aqui em casa adoramos esse prato.
Espero que vocês também gostem.

2 comentários:

  1. Alô, Dona ângela, faladeira e blogueira!

    Aqui quem vos fala é o seu filhofã de Floripa, Curitiba ou até Porto Alegre (vc é que vai ter que descobrir!)

    Parabéns por mais essa iniciativa! Um grande beijo!

    Marcelo

    ResponderExcluir