quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para Rubem Braga com carinho


Ninguém em sã consciência manda bilhete ou recado para um morto. Mesmo que ele seja imortal como é o caso do meu ilustre conterrâneo Rubem Braga que, se ainda estivesse entre nós, bairrista que foi, suponho que iria ter o prazer de registrar a notícia publicada em um jornal de minha cidade na edição de ontem, 21 de Outubro de 2009.
A revista Rolling Stone elegeu as 100 melhores músicas brasileiras de todos os tempos. Não é que dentre elas constam dois cantores, compositores capichadas de Cachoeiro! São eles Roberto Carlos, com quatro músicas: Detalhes, Eu quero que vá tudo para o Inferno, As Curvas da Estrada de Santos e Sentado a Beira do Caminho. E Sérgio Sampaio com a música Eu quero é Botar Meu Bloco na Rua.
Confesso que sinto orgulho quando, ao dizer, em qualquer parte do Brasil ou nos países de língua latina por onde andei, que sou natural de Cachoeiro ter que, imediatamente, confirmar que sou da terra de Roberto Carlos. Em algumas situações informo que é também a terra de Rubem Braga.
Ser cachoeirense é sempre motivo de brincadeiras e galhofas entre os meus amigos e familiares, pela fama de bairrista que temos. As brincadeiras e galhofas sempre se iniciam pelo título que dizem ter sido dado pelos cachoeirenses para sua cidade que é por nós considerada a capital secreta do mundo.
Um fato que eu acho risível que é outro motivo de galhofa é que aqui em Vitória existe um consulado de Cachoeiro. Morro de ri sozinha quando vejo, caminhando no calçadão da praia, alguns respeitáveis senhores usando a camisa que os identifica. Após realizada a caminhada eles sentam para conversar em dois banquinhos do calçadão, que suponho deva ser a sede do consulado.
O cachoeirense quando encontra uma pessoa dessas que temos certeza que conhecemos sem sabermos de onde ou quem ela é, nos aproximamos e perguntamos se ela é de Cachoeiro.
A relação de bairrismo que temos com nossa cidade natal, apesar de muito de nós, como é o meu caso, termos saído de lá, é que ela não sai de nossos pensamentos e corações. Foi lá em nossa casa paterna, com nossa família que aprendemos a falar língua materna e a dar os primeiros passos na vida. É na infância e adolêscencia que introjetamos valores que servem de base para os critérios que iluminam nossas escolhas pela vida afora. Data também dessa época algumas daquelas amizades eternas. Aqueles amigos que sempre que os reencontramos os acolhemos e somos acolhidos por eles. E lá também vivenciamos nossas primeiras paixões e desencantos.
No caso de nós cachoeirenses tudo isso é vivido ali, nas margens do rio Itapemirim, tendo o Itabira como testemunha.
Entendem agora porque é lá a capital secreta de nosso mundo?

















Todavia não posso deixar de Aposto que se ele ainda estivesse entre nós, com a gaiatice que lhe era peculiar, iria se deliciar com a notícia publicada no jornal de minha cidade que noticiou

5 comentários:

  1. Olá, Angela.
    Como estão as coisas? Após ter recebido a notícia - via Marta - de que vc possuía um blog, animei-me a visitá-lo e, claro, na me decepcionei.
    A coincidência reside justamente no fato de eu ter escrito sobre a tal lista da Rolling Stone em meu blog:

    http://ipsislitteris.opsblog.org/2009/10/20/musica-ou-moqueca/

    Temos visões diferentes sobre o assunto, o que não implica, obviamente, nada mais do que isso. Gostei imensamente deste espaço, e ainda mais por conta de umas receitas que, claro, surrupiarei daqui.
    Abraço na família inteira.

    p.s. Seus filhos estiveram aqui em casa. São agradabilíssimos.

    ResponderExcluir
  2. Falha na teclagem: "...não me decepcionei."

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela,
    Adorei o seu blog. Como são bairristas vocês cachoeirense, kkkkk! Gostaria que os capixabas fossem assim como vocês. Estes precisam dar mais valor ao que é feito em nossa terra e não achar que o que vem de fora é melhor. A auto estima do povo capixaba precisa ser trabalhada através de sua arte e cultura. Admiro vocês de Cachoeiro, assim como os mineiros, que defendem a sua bandeira! Vou anotar as receitas deliciosas. Estou te seguindo...bjs Simone

    ResponderExcluir
  4. Oi,Ângela

    Meu pai amava Cachoeiro, morro de inveja do meu irmão que nasceu lá e pode dizer com orgulho que " é de Cachoeiro ", como disse a Simone Monteiro os capixabas deveriam inspira-se em vocês...
    Bjs,Rachel

    ResponderExcluir