segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Massa para pizza ou pão

Olá,

aproveitando a nova vida de aposentada, que me faz pensar que nós nascemos para não fazer nada, de tão bom que estou achando ser remunerada pelos 35 anos que já trabalhei. Na verdade ainda não usufrui desse beneficio, pois minha meia aposentadora é bem recente e não recebi nenhum contra cheque com esse novo estatuto de trabalhadora aposentada. Assim estou eu aqui inventando o que fazer. O que precisa ser feito nessa minha vida de dona de casa que é limpar e arrumar armários, por exemplo, é tão chato que vou adiando só para gozar um pouco desse dolce far niente.

Assim resolvi dividir com vocês algumas receitas já testadas por mim, que estou na fase de padeira, graças a uma receita da Telma que me fez perder medo de fazer pão. Assim de padeira a pizzaiola ( é assim que escreve? Helô socorre aí!) foi um pulo.

O barato de tentar fazer pão vem lá de minha infância, da casa de D. Paulina, que para os que não conhecem é minha mãe. Minha mãe todo sábado, lá em Cachoeiro de Itapemirim (ES), fazia pães, biscoitos , doces de leite, tudo caseiro. Eu admirava e saboreava, particularmente, a rosca doce. Na verdade eu curtia mesmo era ver, depois de sovada a massa, uma pequena parte da mesma, uma bolinha, ser colocada em um copo dágua para subir assim que o pão crescesse. Eu ficava ali hipnotizada esperando a bolinha subir e era uma festa quando, de repente,ela subia anunciando que o pão já estava prestes a se tornar refeição. Aquela bolinha parecia mágica de mãe. E como criança gosta de mágica e da mãe, eu achava aquilo tudo muito divertido e acolhedor.

Essa massa serve para fazer uma forma de pão, duas tortas, ou duas a três pizzas medias, dependendo da espessura que você preferir da massa. Essa receita eu tirei do livro Cozinha de Bistrô, de Patrícia Wells, que é um livro que eu adoro.

1 xícara de chá de água morna
15 gramas de fermento para pão em tablete ( é 1 tablete)
2 1/4 a 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
(eu faço integral assim resolvi acrescentar metade de trigo branco e metade integral)
1 pitada de açúcar
1 colher de chá de sal.

Em uma tigela grande misture a água , o fermento até ele dissolver bem . Acrescente 1 xícara de trigo e o açúcar. Mexa até misturar bem. Deixe descansar por 5 minutos.
Junte o sal e vá acrescentando o restante do trigo, misturando com uma colher de pau. Amasse a massa e vá acrescente o restante da farinha, pouco a pouco até ela deixar de ficar grudenta,( sempre tem que colocar um pouco mais). Sove bem até a massa ficar brilhante e lisa ( com o trigo integral ela não fica tão brilhante como quando a fazemos só com trigo branco).
Cubra amassa e deixe crescer - tá na hora de fazer a bolinha mágica de dona Paulina. A massa vai dobrar de tamanho. Com os punhos baixe a massa e deixe crescer por mais uma hora. Ela está pronta para ser assada. Se for guardar coloque-a num recipiente que vede bem e leve a geladeira.
Rende cerca de 500 gramas de massa de pão.

Ficaram com água na boca? Mãos a obra!

Grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário