quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os desejos e suas realizações.

Diferentes histórias de fadas madrinhas e lâmpadas maravilhosas nos mostram que os desejos sonhados, quando muito, só se realizam parcialmente. 
Contribui para isso o fato de que nessas histórias  os pedidos de realizações de desejos são sempre em número limitado. Soma-se a isso o fato de que idéias atravessadas na hora de pensar o desejo são, via de regra, conhecidas por telepatia pelos magos e, automaticamente, realizadas para o desalento daqueles que esperavam  naqueles desejos uma solução para sua vida. Assim os parcos desejos que restam são gastos para consertarem os estragos dos desejos anteriores. E a vida segue seu curso sem nenhuma mudança mágica.
Ontem reli, em Freud, um conto de fada deveras ilustrativo nesse sentido.
Uma boa fada ofereceu a um casal pobre realizar os três primeiros desejos que tivessem.  
A mulher tentada pelo cheiro de linguiça frita da casa dos vizinhos desejou algumas. E o desejo foi realizado. O marido, enfurecido, desejou que tais linguiças ficassem penduradas no nariz da mulher. E o segundo desejo foi também realizado. Claro que esse desejo do marido desagradou totalmente a sua mulher e teve que ser desfeito. E assim foram perdidos os três desejos.
Essa historieta ilustra bem dentre outras coisas que ninguém pode desejar pelo outro mudanças que digam respeito as suas vidas.
Por isso desconfio sempre das fadas madrinhas e dos mágicos. Esses seres de grande poderes e bondade extrema podem assim, sem mais nem menos, ler os pensamentos dos simples mortais que somos e nos deixar de linguiças penduradas no nariz. 

3 comentários:

  1. Nunca fui leitor de Freud, a vida me levou a outros caminhos.
    Mas, Hermann Hesse tem um livro, "Augusto", que conta a história na qual am ãe podendo fazer um desejo para o filho, pede que todos gostem dele.
    Os desdobramentos são interessantíssimos.
    Geraldo H Coelho

    ResponderExcluir
  2. Desejar pelo outro...mudanças que dizem respeito a minha própria vida.
    Realmente,Ângela,mas até entender isso,quanto sofrimento desnecessário.

    ResponderExcluir