sábado, 7 de novembro de 2009

Dos filmes que eu vi: Bem Vindo

Acabei de sair do cinema. Fui assistir a Bem Vindo, um filme de Philippe Lioret.

A história se passa em Calais, na França, cidade que é uma das portas de entrada para Inglaterra, país dos sonhos de milhares de imigrantes.

O filme trata de modo particular da saga dos imigrantes curdos e narra, de um modo poético, a história de um deles.

Toda a narrativa foi construída em torno de dois personagens. Um francês, professor de natação, e o jovem curdo. Esse é um rapazinho de 17 anos que tenta cruzar, a nado, o Canal da Mancha para se encontrar com a namorada, que também imigrou ilegalmente com sua família para Londres.

Quer metáfora mais grandiosa, mais bonita, e que melhor representa a saga de tantos imigrantes que tentam entrar, ilegalmente, em outros países, nos quais nem ao menos são bem vindos, do que alguém que vai ao encontro do amor?

Para além de um sonho, de uma utopia, tão necessária para que possamos reinventar e dar sentido às nossas vidas, esse filme retrata algumas situações de conflitos pessoais e políticos que são inerentes à raça humana.

Dentre os conflitos pessoais alguns chamaram minha atenção. O conflito entre os próprios imigrantes curdos. Entre a ex-mulher do professor e o segurança do supermercado que, no cumprimento de seu dever, impede aos imigrantes de entrarem no estabelecimento. Entre o professor de natação e seu vizinho que o denuncia à polícia. Entre o professor e sua ex-esposa. Entre a namorada do sonhador e seu pai, que arrumou para ela um casamento com um primo rico. E o conflito do professor ao ser confrontado com o desejo do jovem curdo.

Dentre os conflitos políticos destaco a decisão político-administrativa dos países de primeiro mundo de conter as milhares de pessoas, advindas de países pobres, que tentam cruzar, a qualquer custo e risco, suas fronteiras em busca de uma vida melhor. Tal decisão política transforma tantos os imigrantes, quanto seus simpatizantes e defensores em caso de polícia.

À medida que a história vai se desenrolando vemos também como a população da cidade assiste, em sua maioria, passivamente à situação de segregação a que estão submetidos os imigrantes.

É na tentativa de impressionar e reconquistar a ex-esposa, que é uma ativista que distribui alimentos para os imigrantes curdos, que o professor de natação passa a se interessar pela vida do jovem apaixonado.

Desse encontro advém o inesperado, tirando o professor de sua vida de aparente conforto. Como o encontro com um sonhador que busca realizar sua utopia é perigoso! Ele tem o poder de nos desalojar de nossa situação confortável e nos lançar no vazio.

Na busca de realizar seu sonho o sonhador relativiza os perigos da vida e desafia a morte, podendo até, em alguns casos, vir a encontrá-la.

2 comentários:

  1. Oi, mãe! Uma sugestão: quando colocar o tópico "Dos filmes que eu vi" será que tem como colocar o nome do filme? Porque eles ficam todos iguais, no índice, apesar de serem filmes diferentes.

    Imagina se fosse "Das receitas que tenho", o título para qualquer uma das receitas que você já postou...

    Beijo,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Legal filho. Vou fazer isso. Obrigada,beijo

    ResponderExcluir