quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Rosca Doce de Dona Paulina

Dona Paulina é minha mãe. Ela morreu já há alguns anos. Foi com ela que descobri o prazer de sentar em uma mesa farta, rodeada de familiares e amigos, para uma refeição saborosa.
Com ela aprendi também que não se coloca panela na mesa, que a mesa deve ser posta de uma forma bonita, que a comida deve ser servida quentinha.
Com minha mãe aprendi também a alegria e o gosto pela música e pela política. Ela vivia cantarolando marchinhas de carnaval que ainda hoje fazem parte de minha memória musical.
No que diz respeito a política me chamava a atenção o fato de meus pais sempre votarem em candidatos de partidos diferentes. Achava incrível que ela, que era uma dona de casa à moda antiga, submissa ao marido, tivesse, ao mesmo tempo, opinião própria e palpitasse em assuntos considerados, na época, masculinos, como a política.
Comecei a me dar conta do interesse dela por política na campanha dos candidatos Jânio Quadros e Marechal Lott à presidência da república. Naquele pleito saiu vencedor Jânio Quadros, candidato de meu pai, que ela dizia que tinha cara de doido. A renúncia de Jânio, sete meses depois de sua posse, nos mostrou que ela tinha um certa razão: algo não ia muito bem com aquele senhor.
Com minha mãe aprendi também a dividir, não só o alimento, como também outros bens. Sempre que ganhávamos algo novo dávamos algo que já não usávamos mais para os mais pobres. Isso poderia ser brinquedo, roupa, calçado.
Aprendi também a pedir desculpas, a conversar fiado e a rir de algumas coisas da vida.
Muito do que aprendi com ela procurei transmitir para os meus filhos.
Eu gostava muito da receita de rosca doce que ela fazia. Confesso que a minha não fica igual a dela. Mãe é mãe.
Rosca Doce de Dona Paulina
Ingredientes
- 2 copos de água morna
- 1 xícara de açúcar
- 2 tabletes colheres fermento de padaria
- Uma pitada de sal
_ 2 colheres de sopa de óleo
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de manteiga
- trigo até o ponto de enrolar (= ou - 1 kg)
- Modo de Fazer.
Dissolva o fermento em 1 copo de água norma e deixe descansar 15 minutos + ou -
Misture 1 copo de água com açúcar com água norma.
Misture com o fermento. Acrescente os ovos, manteiga.
Vá acrescentando o trigo e o sal. O trigo você vai acrescentando aos poucos até o ponto de enrolar. Sove bem. Deixe a massa crescer. Para isso faça uma bolinha com a massa e coloque em um copo de água. Quando ela subir a massa está no ponto para ir ao forno. Divida a massa faça rolos e depois faça tranças - não muito finas e coloque para assar no forno quente. Não é em forno pré aquecido. Não deixe dourar demais pois fica ressecada. Se quiser após tirar do forno umideça e passe no açúcar cristal.
Eu estou aqui sentindo o sabor da rosca doce.
Espero que você também goste.
Um abraço

Um comentário:

  1. Carinhosa e delicada dedicatória à sua mãe...
    Parabéns, Roberto

    ResponderExcluir