segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Violência sexual contra crianças e adolescentes

Hoje participei, na Câmara Municipal de Vitória (ES), de uma Audiência Pública. O objetivo dessa audiência era sensibilizar autoridades de diversas Secretarias do Município e do Estado para a criação de um centro integrado para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Sei que esse assunto é um pouco indigesto para blog que começou falando de receitas, poesias e outras histórias.
Todavia entendo que enfrentar as questões que nos afligem, sejam essas individuais ou coletivas, é uma das melhores receitas em nossa busca por uma vida mais humana e, quem sabe, mais feliz.
Você sabia que é bem grande o número de crianças que são vítimas de violência intra familiar? E que na maioria dos casos o abusador é algum de seus familiares, vizinhos, parentes? Ou seja, alguém que a criança conhece e que frequenta sua casa?
A vitimização de crianças e adolescentes por violência sexual ou maus tratos trata-se, em grande números de casos, de uma morte anunciada. A criança comparece uma vez ao DML (Departamento Médico Legal ) e, meses depois, pode voltar morta.
Os médicos do DML/ES, liderados pelo Dr. Frasson, perceberam isso. Dr. Frasson começou tirando fotos dessas crianças. Essas fotos, sim, são indigestas! Elas mostram o lado obscuro de seres transgressores e perversos que se aproveitam do total desamparo de crianças e realizam, em seus corpos, suas fantasias perversas.
Dr. Frasson, participando de um encontro nacional para médicos legistas, conheceu um centro de referência que funciona em Porto Alegre. E sonhou em implantar esse serviço aqui.
Sabemos que sonho que se sonha junto pode se tornar realidade. Ao sonho de Dr. Frasson juntou-se a Andressa. Essa sonha forte! Ela foi logo marcando reunião, agregando pessoas comprometidas com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Esse sonho cresceu!
Todavia, além da mobilização social, para a implantação de serviços públicos, precisa haver decisão política. Na tentativa de sensibilizarmos as autoridades é que foi realizada essa audiência pública. Outra audiência já ficou acertada agora na Assembleia Estadual. Sinal de que nosso objetivo está sendo alcançado.
Mudar para melhor a vida de nossa coletividade não seria uma forma de fazermos poesia?
Um abraço.

3 comentários:

  1. Oi,Ângela
    Faz todo sentido ampliar a discussão sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes postando o assunto no seu blog, pois falamos de algo próximo a todos nós, sabemos que o agressor foi vitima um dia também.Afinal um blog forma opinião também. Bjs,Rachel

    ResponderExcluir
  2. Rachel,
    voltar a dialogar com você tem sido ótimo. Obrigada por sua leitura afetiva, que me dá um retorno desse exercício solitário que é a escrita.
    Beijnho, Ângela

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto abordado por você é de extrema relevância, Angela. Pena que ainda estamos tentando sensibilizar nossas autoridades... sonho com o dia em que crianças e adolescentes serão de fato prioridade em nosso país. Mas não podemos perder a esperança e enquanto isso vamos trabalhando, arduamente, para fazer valer os direitos desses sujeitos.

    Valeu pela reflexão.

    ResponderExcluir