sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Algumas lembranças risiveis de meu pai

Meu pai, Seu Milton, tinha um lado muito engraçado.
Ele tinha um jeito muito peculiar de se expressar que nos fazia rir bastante. Escondido é claro! Se ele percebesse era uma bronca na certa.
Algumas de suas histórias nos fazem rir sempre que nos lembramos delas.
Vou dividir algumas dessas minhas lembranças com vocês.
Eu era criança e devia estar vivenciando o complexo de édipo, época em que, nós mulheres, achamos nosso pai o máximo. Meu pai havia estudado até a quarto ano do curso primário. Fato comum para as pessoas nascidas em 1922, que era mais ou menos época em que ele nasceu. Época em que, no Brasil, o acesso à escola não era para todas as crianças e adolescentes que muito cedo ingressavam no mercado de trabalho.
Todavia meu pai era muito inteligente e autodidata. Ele lia bastante, fazia cálculos de cabeça, o que me deixava bastante orgulhosa de ser sua filha.
Hoje penso que ele gostaria de ter estudado mais. Ele sempre brincava comigo dizendo que era doutor. Criança, vocês sabem, acredita em tudo que o adulto diz. Eu acreditava nele.
Uma ocasião nossa casa estava sendo pintada pelo Sr. Tarcílio. Ele era um Senhor simpático que me dava assunto e criança adora quem lhe dá assunto, não é mesmo?
Em uma de nossas conversas resolvi contar vantagens de meu pai, coisa que criança faz sempre também e me sai com essa:
- Seu Tarcílio o Sr. sabia que meu pai é doutor? ele morreu de rir.
- Doutor nada, Ângela. Ele retrucou.
Eu muito ingenuamente expliquei:
- É sim Seu Tarcilio. Papai é formado na estrebaria de Coimbra.
Ele morreu de rir e contou para o meus pais e irmãos.
Fui motivo de gozação por um bom tempo em minha família.
É que meu pai, brincando, me dizia que ele era Doutor formado na estrebaria de Coimbra.
Eu acreditava piamente nele e me orgulhava muito de seu título.

3 comentários:

  1. Aqui,nesta distancia ,muito me emociona suas lembranças.me faz um bem muito grande ler suas historias ,volto a casa paterna e a companhia de todos voces.Gosto muito do jeito como escreve. Parabéns .
    Maria Amália

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Amália, só hoje vi esse seu recado. è sempre bom lembrar, não é mesmo?
    Com carinho.

    ResponderExcluir