sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pão Italiano de Tabuleiro da tia Tereza

Essa receita aprendi com Tia Tereza, irmã de minha mãe, que morou uns tempos lá na casa de meus pais.

Foi a primeira receita de pão que fiz e deu certo. Isso foi há muito tempo atrás. Hoje não sou nenhuma Babbeth ( vocês já viram esse filme ? É execelente!) mas arrisco bons pratos na minha cozinha doméstica.
Não tivesse eu com cinquenta e alguns anos, poderia dizer que me tornei uma cozinheira de mão cheia! Mas depois dessa idade tendemos mesmo a ficar de "barriga cheia", sejamos boas cozinheiras ou não! Nessa fase da vida é enorme a dificuldade de controlarmos o crescimento da região abdominal, com tudo que vem de acréscimo: colesterol, etc !!!

Bem, chega de conversa fiada. Vamos à receita do pão!


PÃO DE TABULEIRO DE TIA TEREZA
Bater no liquidificador:
  • 2 colheres de sopa de fermento de padaria
  • 3 ovos
  • 1/2 copo de óleo
  • 1 colher de manteiga
  • 2 copos de água norma.
  • 1 copo de leite morno
  • 1 pitada de acúçar
  • 1 colher de sobremesa de sal.

Despejar em uma vasilha.

Acrescentar 1 kg de trigo branco.

Misturar bem com uma colher de pau. A massa fica mole. Não dá para sovar.

Untar um tabuleiro grande com óleo. Despejar a massa .

Deixar descansar 40 minutos e colocar para assar em forno médio.

Esse pão é perfeito para acompanhar um cafezinho rodeado de pessoas queridas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário