domingo, 27 de dezembro de 2009

Um conto de natal

Era ainda criança pequena quando Maria descobriu que Papai Noel não existia.
Filha mais nova de uma dezena de filhos de um casal, essa descoberta fora antecipada graças às traquinagens de seus irmãos mais velhos.
Seu pai era um atacadista autônomo. Para abastecer seu atacado ele viajava para São Paulo. Lá ele comprava diversos bens de consumo que eram revendidos nesses pequenos armazéns, que vendem de tudo um pouco, que existem nos lugarejos do interior de nosso país.
Sempre, antes de fazer a última compra do ano, ele levava os pedidos de presentes de natal de seus filhos, que eram comprados com as demais mercadorias que abastecia seu atacado.
Assim que chegavam as mercadorias compradas as enormes caixas eram abertas e descarregadas por seus filhos para abastecerem as prateleiras do atacado do pai.
Todavia, perto de Dezembro, sempre uma caixa enorme ficava fechada e seus filhos não tinham acesso a ela.
Um belo dia o irmão mais velho de Maria chamou os outros irmãos e disse que na caixa fechada estavam os presentes de natal.
Assim que os pais saíram eles subiram no atacado, que ficava no andar de cima da casa onde moravam, abriram a caixa. Lá estavam todos os brinquedos que eles iriam ganhar no natal!
Cada um recebeu o brinquedo que havia pedido e todos brincaram.
Perto da hora dos pais voltarem eles guardavam tudo na caixa e a fechavam, como se nada houvera acontecido.
Assim foi feito até na véspera de natal.
Quando na noite de natal os pais foram distribuir os presentes alguns já estavam até quebrados. As crianças não receberam seus presentes de natal.
A partir de então no natal passaram a ganhar só presentes úteis: roupas, calçados, etc e o natal foi perdendo a graça para a criançada daquela família.
Maria, porém, era salva pelo presente de sua madrinha de batismo que, a cada natal, lhe dava um jogo ou um brinquedo interessante.
Passaram-se vários anos e o irmão mais velho de Maria foi morar e trabalhar no Rio de Janeiro.
Quando ele era ainda solteiro, sempre no natal, que ele passava com sua família, ele trazia ótimos presentes para seus irmãos.
E Maria? Maria cresceu e se tornou madrinha. Dessas que a cada natal presenteia seus afilhados com jogos e brinquedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário